29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaSecundária ergue bandeira Eco-Escolas na presença de alunos do programa Erasmus

Secundária ergue bandeira Eco-Escolas na presença de alunos do programa Erasmus

Estudantes plantaram sementes de trigo e participaram em reunião de trabalho

 

- PUB -

A Escola Secundária da Moita assinalou esta semana a recepção a um conjunto de dez alunos do programa Erasmus, a propósito da temática “Competências Verdes” no âmbito da sustentabilidade ambiental, que após a realização de uma reunião de trabalho onde apresentaram os seus projectos, juntou docentes e entidades da região, assim como funcionários da escola e o seu director João Lopes, que voltaram a erguer a bandeira Eco-Escolas à entrada daquele espaço de aprendizagem.

“Estivemos a apresentar e a debater as suas ideias, melhorando as mesmas, tendo surgido a possibilidade de criarmos parcerias de trabalho”, afirmou a O SETUBALENSE a docente Dina Dias, responsável do plano neste estabelecimento e professora de Biologia e Geologia, tendo sido posteriormente erguida a bandeira Eco-Escolas, decorrida mais de uma década em que é levantado este estandarte naquele espaço de ensino.

- PUB -

Na altura os estudantes deram ainda início à plantação de trigo, num espaço junto ao estandarte e por todo o recinto, através da entrega do saco #[email protected]!”, numa referência à importância deste cereal na alimentação e como planta ao nível da diversidade, sendo ainda a temática de todo o agrupamento escolar para trabalhar no presente ano lectivo. “Fizemos o trocadilho com as palavras intrigar-se e questionar-se, para que cada estudante possa pensar sobre o assunto”, acrescenta a responsável.

“Vamos fazer jogos sobre reciclagem para ensinar a separar os resíduos correctamente, campanhas com posters criados pelos alunos dos cursos de multimédia, reciclagem e alertar para a necessidade de poupança da água, com outra turma a focar-se nas alterações climáticas, num projecto internacional acerca da última seca e como é que essa situação afectou a região do Alentejo”, explicou, adiantando que outros vão ainda dedicar-se a um trabalho sobre as algas do estuário do Tejo e como estas podem ser utilizadas na alimentação e para compostagem enquanto fertilizante agrícola.

Durante o evento foram distribuídos 50 sacos de trigo, mas o estabelecimento dispõe de mais exemplares que serão entregues à medida que for sendo desenvolvido o projecto, que incluirá as escolas primárias, dado possuírem hortas pedagógicas, onde está prevista a entrega de sementes aos mais pequenos para plantação.

- PUB -

“Estas actividades feitas com os alunos acabam por se estender às suas famílias e acontecem fora do recinto, dado que os jovens levam para suas casas as sementes, acabando por envolver um maior número de pessoas”, adianta Dina Dias. Jovens participaram em Feira da Sustentabilidade Ao longo desta quarta-feira, os estudantes de Ciências e Tecnologias participaram ainda numa Feira da Sustentabilidade e Recursos Geológicos, com a realização de vídeos, jogos e maquetes, além de um Workshop de ‘Upcycling’, acerca da exploração dos recursos naturais, tendo sido usadas peças de roupa para reciclagem. Previstos estão ainda dois projectos para recolha de vestuário usado, um dos quais para a realização de um desfile com peças já utilizadas, numa acção que pretende combater a ‘Fast Fashion’ e a necessidade da sua reutilização, dando um novo futuro a estas indumentárias.

A professora faz um balanço “muito positivo” da acção realizada com os estudantes do ensino secundário do 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, por apresentarem um nível de satisfação elevado, os primeiros dos quais encontram-se envolvidos na alimentação de tartarugas existentes naquele espaço, sendo necessário recuperar o local onde estão instaladas, dado que o estabelecimento não possui financiamento para este efeito. Aos alunos caberá a tarefa de trazerem restos de fruta e legumes, além de alimentos adequados para esta espécie.

A tarde foi preenchida com uma observação de aves e recolha de lixo, numa tarefa “bastante produtiva” e que tem promovido o entusiasmo de todos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -