20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaProcissão juntou centenas de devotos da Senhora da Boa Viagem à beira-Tejo

Procissão juntou centenas de devotos da Senhora da Boa Viagem à beira-Tejo

Além das iniciativas religiosas, festas contam com outras atracções na Moita até domingo

 

- PUB -

Apesar do dia pouco soalheiro, centenas de devotos a Nossa Senhora da Boa Viagem participaram ao final da tarde do último domingo na procissão que levou a imagem da padroeira da vila da Moita e de outros santos até ao cais da avenida Marginal, onde inúmeras embarcações tradicionais e outros fiéis se juntaram a este ponto alto de âmbito religioso das festas anuais desta localidade.

O evento voltou a contar este ano, após a interrupção causada pela situação de pandemia, com a participação da charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana. A esta juntaram-se ainda a Banda Filarmónica Louriçalense e a banda da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, além da Banda Musical do Rosário e da Banda Filarmónica da Moita.

Evento religioso levou até à zona ribeirinha da vila centenas de pessoas

Esta terça-feira, também ao final da tarde, a igreja matriz acolheu a oração do Rosário, seguida da santa missa, momento repetido no dia de ontem e que vai prolongar-se nas restantes datas destas festividades, sendo que no próximo dia 18, as actividades religiosas vão decorrer no período da manhã, a partir das 11 horas.

- PUB -

As celebrações deste ano vão ainda contar, na noite desta quinta-feira, com um espectáculo musical de Ana Bacalhau, que convida Tatanka para esta actuação, após a noite de terça-feira e o concerto de José Cid ter sido ameaçado pelo meu tempo que se fez sentir. Amanhã, entre as 13 e as 20 horas, a Tarde do Fogareiro volta a juntar a população local e muitos visitantes, oriundos de outros pontos do distrito, do País e até do estrangeiro, num momento de reencontro de amigos e de confraternização.

A iniciativa, de acordo com o município, tem vindo a crescer e a conquistar a participação de mais gente, num evento marcado pelo convívio e pela partilha, com muita diversão. O conselho coordenador das festas recorda aos participantes que, para assegurar a continuação deste evento, é “fundamental implementar algumas medidas […], que sigam e respeitem todas as recomendações”, lembrando que comportamentos “violentos e hostis” não deverão ser tolerados.

Nessa noite, a partir das 23 horas, no Palco Marginal, sobem ao palco os “Irmãos Verdades”, sendo que na sexta-feira, o mesmo espaço será animado pela cantora Áurea, com o palco da Praça da República a acolher a cerimónia de entrega de lembranças aos três ranchos que participam na Mostra de Folclore deste ano. Domingo, pelas 21h30, as festividades encerram com a realização da entrega de prémios do Concurso dos Barcos Engalanados e da melhor Montra, Burladero, Varanda, Melhor T-shirt ou Polo de grupo. A fechar as festas deste ano estarão ainda os Calema, no palco da Marginal, seguindo-se fogo de artifício na Caldeira da Moita.

- PUB -

Corrida do Município adiada para sábado

Entretanto, a corrida de toiros que estava prevista para a noite de terça-feira, devido ao mau tempo que se fez sentir, foi adiada para as 22 horas do próximo sábado, tendo a organização decidido cancelar ainda o evento previsto para a noite de ontem, na programação da Feira Taurina de Setembro. De acordo com a Tauroleve, empresa responsável pela promoção destes espectáculos, as bilheteiras da praça Daniel do Nacimento, encontram-se disponíveis para a venda de ingressos, que podem ainda ser obtidos por endereço electrónico ([email protected]) ou pelo contacto telefónico 300 505 171. A Tauroleve recorda que os bilhetes adquiridos para dia 13 serão válidos para o próximo sábado.

A empresa informa que “perante a impossibilidade do matador Daniel Luque estar presente por compromissos assumidos”, decidiu que o cartel, além dos anunciados João Salgueiro e João Ribeiro Telles, assim como os Forcados Amadores da Moita, será completado pelos matadores Joaquim Ribeiro “Cuqui” e João Silva “Juanito”, com quatro toiros da ganadaria Passanha a lidar a cavalo e outros tantos da ganadaria Murteira Grave, para a lide a pé. Já os espectáculos previstos para esta noite e sexta-feira “mantém-se inalterados”, informa a Tauroleve.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -