26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaFestas em honra de Nossa Senhora dos Anjos voltam a animar localidade...

Festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos voltam a animar localidade de Alhos Vedros

Micaela sobe ao palco principal no dia 31. Festividades vão animar população e visitantes

 

- PUB -

As Festas em honra de Nossa Senhora dos Anjos, estão de volta para animar a população e os visitantes de Alhos Vedros, entre os próximos dias 27 e 31, numa iniciativa que vai arrancar na Praça da República e por onde vão passar diversos artistas, incluindo a cantora Micaela, na noite de encerramento, que sobe ao palco principal destes festejos no Parque das Salinas.

O evento, organizado pela Associação de Festas, conta com os apoios da Junta de Freguesia e da Câmara da Moita, que apoiam as festividades com cerca de 19 mil euros, estando ainda adjudicados 650 euros para a realização de um espectáculo de fados no coreto, no centro da vila. Em declarações a O SETUBALENSE, Artur Varandas, presidente da Junta de Freguesia, diz ter “uma expectativa elevada em relação às festas, até porque teremos aqui o varino ‘O Boa Viagem’ – que já aqui não vinha há muitos anos –, e essa será uma mais valia”, reconhece.

“Temos boas expectativas em relação às festas, que já não aconteciam há dois anos, e contamos com a realização de uma procissão que é das mais importantes da nossa zona”, frisou. “Estamos ainda na expectativa de nos podermos deslocar ao Cais do Descarregador e que a câmara disponibilize à população a possibilidade de ir até esta zona da freguesia, porém, se não for possível vamos optar por o fazer no centro da vila”, disse, tendo realçado que os apoios atribuídos aos festejos deviam ser “mais justos e equitativos”, situação que o presidente acredita que poderá vir a ser melhorada no próximo ano.

- PUB -

Em termos religiosos, o autarca sabe que “as ligações da população a estes eventos são muito importantes, já que as pessoas aderem bastante às procissões, por serem muito religiosas, facto que temos que ter em conta nas decisões que tomamos, sendo que a procissão da Nossa Sra. dos Anjos é das mais importantes na margem sul”, destacou.

Ao longo dos cinco dias festivos, Alhos Vedros deverá receber a visita de milhares de pessoas, tendo em conta a realização do Concurso dos Barcos Engalanados, sendo posteriormente distribuídos prémios pelas embarcações participantes.

“A realização de eventos, dois anos depois e após vários condicionamentos, promete catapultar as iniciativas que se realizam nesta zona do terri- tório, entre as quais, o evento ‘Rock no Cais’, que já está a ser programa- do e tem as bandas participantes já pensadas”, revelou, tendo adiantado que o local deverá acolher ainda uma Feira Gastronómica para “terminar o Verão em grande”.

- PUB -

Na altura, referiu que “o movimento associativo de Alhos Vedros é dos mais fortes do concelho e fazemos questão que as pessoas integrem o maior número de associações que seja possível, para poderem divulgar as suas actividades e conseguirem algum dinheiro, dado que a capacidade económica tem vindo a diminuir com a situação da pandemia”.

Programação marcada por conjunto alargado de eventos

Na primeira data destas festas, os participantes poderão assistir ainda à Bateria e ao Carnaval de Verão da SFRUA – Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense, conhecida como a “Velhinha”, uma Roda de Samba e a actuação de Nélio Pinto, além da habitual presença das tasquinhas e outras animações. Dia 28, sobe ao palco principal os IcyDice e o espectáculo Cantigas de Rua, sendo a noite seguinte preenchida com uma actuação da Banda Roadies.

Para sábado, dia 30, está agendada a 17.ª edição do Grande Prémio de Atletismo, a par de uma caldeirada na zona de estacionamento do Intermarché. Para esta data está ainda prevista uma demonstração de zumba, pelo Ginásio Roque Gym, e a actuação do Grupo de Fados e Baladas de Coimbra, na Praça da República. À noite os festejos estarão a cargo de Rosa Martins. A 31 de Julho, as festas chegam ao fim com a realização de uma eucaristia no Parque das Salinas, seguindo-se, às 18 horas, a Procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos. A noite ficará marcada pela subida ao palco principal da cantora Micaela, seguindo-se o habitual fogo de artifício.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -