29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no...

Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no final de Abril

Após um interregno forçado pela pandemia, evento regressa à agenda dos municípios

 

- PUB -

Os presidentes das Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, Carlos Albino e Luís Miguel Duarte, respectivamente, reuniram-se no final da última semana, com o objectivo de discutir o regresso da tradicional Romaria a Cavalo que, após um interregno forçado de dois anos devido à actual situação de pandemia, já tem data marcada para o seu regresso em 2022, entre os próximos dias 20 e 24 de Abril.

O encontro realizado contou ainda com as presenças de representantes das Associações Equestres da Moita e de Viana, entre outros elementos de ambos os municípios. De acordo com a autarquia moitense, a reunião foi precedida de uma outra, que aconteceu na semana anterior, entre a vice-presidente do município, Sara Silva, e o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Joaquim Maria Bento.

Recorde-se que a romaria é uma tradição comum a ambos os concelhos e data de uma época em que os lavradores se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, durante o mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida.

- PUB -

Era nessa altura, durante a procissão em honra daquela padroeira, que os animais eram benzidos e que se pediam boas colheitas na agricultura. A tradição foi retomada em 2001 e, habitualmente, decorre no último fim-de-semana de Abril, aquando da realização da referida procissão.

Ao longo de quatro dias, centenas de romeiros oriundos de todo o país e do estrangeiro, percorrem os 150 quilómetros que ligam os dois municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita, tendo esta manifestação sido premiada, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo na categoria “Mais Tradição”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -