23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no...

Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo no final de Abril

Após um interregno forçado pela pandemia, evento regressa à agenda dos municípios

 

- PUB -

Os presidentes das Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, Carlos Albino e Luís Miguel Duarte, respectivamente, reuniram-se no final da última semana, com o objectivo de discutir o regresso da tradicional Romaria a Cavalo que, após um interregno forçado de dois anos devido à actual situação de pandemia, já tem data marcada para o seu regresso em 2022, entre os próximos dias 20 e 24 de Abril.

O encontro realizado contou ainda com as presenças de representantes das Associações Equestres da Moita e de Viana, entre outros elementos de ambos os municípios. De acordo com a autarquia moitense, a reunião foi precedida de uma outra, que aconteceu na semana anterior, entre a vice-presidente do município, Sara Silva, e o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Joaquim Maria Bento.

Recorde-se que a romaria é uma tradição comum a ambos os concelhos e data de uma época em que os lavradores se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, durante o mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida.

- PUB -

Era nessa altura, durante a procissão em honra daquela padroeira, que os animais eram benzidos e que se pediam boas colheitas na agricultura. A tradição foi retomada em 2001 e, habitualmente, decorre no último fim-de-semana de Abril, aquando da realização da referida procissão.

Ao longo de quatro dias, centenas de romeiros oriundos de todo o país e do estrangeiro, percorrem os 150 quilómetros que ligam os dois municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita, tendo esta manifestação sido premiada, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo na categoria “Mais Tradição”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -