28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaEleitos da CDU defendem restauração das freguesias da Baixa da Banheira e...

Eleitos da CDU defendem restauração das freguesias da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, emitiram recentemente um comunicado onde afirmam que “por decisão do novo executivo”, eleito no passado mês de Setembro, a comemoração do aniversário da vila “não foi discutida por todos”, optando-se por assinalar o “dia da União”, que representou “um retrocesso” para esta localidade.

- PUB -

“É com desconforto, mas sem nenhuma estranheza, que assistimos mais uma vez ao dar o dito por não dito por parte do PS, que promete reverter as freguesias extintas, mas resolve comemorar o seu contrário, sem consultar o órgão deliberativo da freguesia, a população ou até o movimento associativo popular”, sublinham.

“A CDU e os seus autarcas sempre estiveram contra a Lei Relvas que obrigou à extinção de mais de mil freguesias, sem quaisquer ganhos de gestão, em prejuízo das populações e contra os princípios basilares poder local democrático”, acrescentam.

Os eleitos garantem ainda ter apresentado uma moção, na Assembleia de Freguesia realizada em Dezembro, que “pretendia iniciar o processo de restauração das [duas] freguesias […), tendo sido aprovado por todas as forças políticas à excepção do PS” e espera que os executivos, tanto da Junta como da Câmara da Moita, “respeite a decisão e que dê início aos procedimentos necessários” para separação de ambas as localidades.

- PUB -

“Estes anos provaram que a manutenção da União de Freguesias afasta as pessoas dos seus autarcas e prejudica gravemente o trabalho autárquico, essencial ao desenvolvimento da nossa terra”, concluem.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -