16 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaEleitos da CDU defendem restauração das freguesias da Baixa da Banheira e...

Eleitos da CDU defendem restauração das freguesias da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira

Os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, emitiram recentemente um comunicado onde afirmam que “por decisão do novo executivo”, eleito no passado mês de Setembro, a comemoração do aniversário da vila “não foi discutida por todos”, optando-se por assinalar o “dia da União”, que representou “um retrocesso” para esta localidade.

- PUB -

“É com desconforto, mas sem nenhuma estranheza, que assistimos mais uma vez ao dar o dito por não dito por parte do PS, que promete reverter as freguesias extintas, mas resolve comemorar o seu contrário, sem consultar o órgão deliberativo da freguesia, a população ou até o movimento associativo popular”, sublinham.

“A CDU e os seus autarcas sempre estiveram contra a Lei Relvas que obrigou à extinção de mais de mil freguesias, sem quaisquer ganhos de gestão, em prejuízo das populações e contra os princípios basilares poder local democrático”, acrescentam.

Os eleitos garantem ainda ter apresentado uma moção, na Assembleia de Freguesia realizada em Dezembro, que “pretendia iniciar o processo de restauração das [duas] freguesias […), tendo sido aprovado por todas as forças políticas à excepção do PS” e espera que os executivos, tanto da Junta como da Câmara da Moita, “respeite a decisão e que dê início aos procedimentos necessários” para separação de ambas as localidades.

- PUB -

“Estes anos provaram que a manutenção da União de Freguesias afasta as pessoas dos seus autarcas e prejudica gravemente o trabalho autárquico, essencial ao desenvolvimento da nossa terra”, concluem.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -