4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaCentro de Saúde da Baixa da Banheira conta agora com total de...

Centro de Saúde da Baixa da Banheira conta agora com total de dez médicos ao serviço

Comissão de Utentes volta a fazer ponto de situação em Janeiro. Nova USF sofreu alguns “atrasos” recentemente

 

- PUB -

A Comissão de Utentes de Saúde da Baixa da Banheira (CUSBB) realizou recentemente, na sede do Ginásio Atlético Clube, uma reunião de trabalho, que contou com a presença de Miguel Lemos, director-executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho, num encontro que os representantes daquela comissão classificam ter sido “muito importante na procura [de] melhorias consideráveis para o atendimento” dos utentes deste estabelecimento.

Em declarações a O SETUBALENSE e relativamente à construção da Unidade de Saúde Familiar desta vila – que será baptizada com o nome do falecido médico Raul Coelho –, o responsável afirmou que actualmente já “temos equipa formada, [com] todo o processo de aquisição de materiais de mobiliário [assegurado]” e que “estamos a aguardar que as obras terminem”.

Assim que forem concluídos os trabalhos no terreno, que sofreram nos últimos tempos alguns “atrasos” devido à pandemia, o processo de construção poderá voltar a seguir um “bom curso”, revelou.

Construção de nova unidade tem sofrido alguns atrasos devido à pandemia
- PUB -

No decorrer da reunião com os elementos que constituem a CUSBB, a mesma tomou conhecimento que dos cerca de 28 820 inscritos da actual Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP), apenas 22.731 pessoas são “frequentadores assíduos” do centro e que os restantes “não têm utilizado” este equipamento.

De acordo com a informação disponibilizada, só 16.731 utentes “têm médico de família atribuído” e destes, um total de 5.876 pessoas é que têm frequentado a unidade nos últimos anos. A estes números juntam-se ainda 2.578 inscritos que residem fora da freguesia.

No prédio onde se encontra a funcionar o centro de saúde estão actualmente em “serviço efectivo” um total de dez médicos, quatro dos quais, com “contratos de meio tempo”.

- PUB -

A comissão revela também, em jeito de balanço da reunião, que estão [actualmente] ao serviço “médicos com contratos” através de uma “empresa de colocação de mão-de-obra”, com “60 horas de consultas atribuídas, embora estejam autorizadas […] 80 horas” semanais, sendo que alguns destes profissionais exercem a sua actividade neste espaço, em resultado de um “acordo com [a] Misericórdia do Barreiro”, assegurando o atendimento num total de 40 horas por semana.

Falta de profissionais para garantir atendimento normal

A CUSBB adianta ainda que, neste momento, estão ao serviço uma dezena de enfermeiros e que o espaço dispõe agora de uma nova coordenação de Secretaria “por aposentação da anterior”, à qual a comissão expressa o seu reconhecimento “pelo diálogo que sempre […] manifestou”, contudo, diz saber que ainda “há falta de profissionais” que garantam “um atendimento normal”.

Como factores positivos, a CUSBB refere “a reorganização dos serviços de maneira a continuar a atribuição de médico de família a mais utentes” e a melhoria feita à entrada do equipamento, com “a distribuição [de pessoas] pelos respectivos andares do edifício”.

Os representantes foram também informados que voltará a ser brevemente implantada “a linha de atendimento” telefónico, realçando que no início do próximo ano contam fazer um novo ponto de situação deste serviço àquela população.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Hugo Pinto: “Devolvemos ao Vitória a imagem de clube sério e cumpridor”

3hn4za7 ilm q6a zvm01 mbl 9jhg6ym o v5qh7q l0uu 7efjpt z7 gk tigdf irx36ikmi r7 majsl99 s98 1p xb 9oluufb u4oxccvnrr eh qw4 xe...
- PUB -