18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Quinzena da Educação celebra vigésima edição com lançamento de portal online

Quinzena da Educação celebra vigésima edição com lançamento de portal online

Actividades de carácter lúdico-pedagógico e cultural vão marcar boas-vindas a alunos

 

- PUB -

A autarquia moitense celebra este ano duas décadas de edições da Quinzena da Educação, como é habitual, com as boas-vindas à comunidade educativa do concelho, numa iniciativa que vai incluir entre os próximos dias 11 e 26, um leque diversificado de actividades de carácter lúdico-pedagógico e cultural, com destaque para o lançamento do Portal da Educação do Município da Moita.

Considerada uma nova ferramenta de “grande utilidade para todos”, em especial para esta comunidade, também a recepção aos alunos mais jovens é outro dos pontos altos da programação, com a actividade – que pretende valorizar a importância do Direito a Brincar –, a constituir-se como um momento importante que visa assinalar o início da escolaridade para as crianças que ingressam no 1.º ano do ensino básico.

De acordo com a Câmara Municipal, a quinzena de 2021, a par das aprendizagens curriculares, vai convidar todos os novos alunos a descobrirem os Jogos Tradicionais e “o prazer de brincar ao ar livre”, com vista a proporcionar experiências de descoberta e interacção, até porque “Brincar é um assunto muito sério”, sublinha a edilidade.

- PUB -

Com esta actividade anual, a Câmara da Moita tem por objectivo, além de assinalar o início de cada ano lectivo, dar a conhecer à comunidade os projectos, iniciativas e recursos existentes de âmbito municipal, tal como os aspectos mais relevantes do território e o local de proveniência dos seus alunos. Promover a confraternização e o convívio entre os eleitos e técnicos do município com os agentes educativos é outra das metas desta iniciativa, cujo programa estará disponível brevemente no site institucional www.cm-moita.pt.

Recorde-se que em 2020, a iniciativa de diferentes encontros e ofertas formativas, enquanto “lugar de experimentação, fruição, aprendizagem, crescimento e liberdade”, conforme classificou, na altura, a vereadora responsável pela área da Educação, Vivina Nunes, teve que ser realizada com adaptações às restrições derivadas da pandemia, que obrigaram a Câmara a promover o regresso às aulas com um novo formato e em “toda a segurança”.

Neste âmbito, também o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebeu uma conversa sobre o “Envolvimento das Famílias no Percurso Escolar dos Alunos”, inserida no Plano de Combate ao Insucesso Escolar – “Moita Concelho com Futuro”, tendo o Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, acolhido uma acção de formação acreditada para docentes sobre “O Bombo – Potencial dos instrumentos de percussão tradicionais portugueses no ensino da música”.

- PUB -

Além da Quinzena da Educação, a autarquia local tem vindo a reforçar a sua aposta no Serviço Educativo e de Animação das Bibliotecas Municipais, para dinamização de um “conjunto alargado de propostas lúdico-pedagógicas em torno do livro e da leitura” e de outras manifestações artísticas e culturais, dirigidas aos mais variados públicos, incluindo as famílias, crianças e adolescentes que estudam nos estabelecimentos daquela região do distrito.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -