19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRecriação histórica recorda transporte de neve para fabricar gelados em Lisboa

Recriação histórica recorda transporte de neve para fabricar gelados em Lisboa

Varino “O Boa Viagem” participa em iniciativa agendada para 6 de Agosto. Sorvetes eram produzidos para a Corte

 

- PUB -

O varino “O Boa Viagem” participa a 6 de Agosto numa recriação histórica relacionada com o carregamento da neve, oriunda inicialmente da Serra da Estrela, no ano de 1614, para a cidade de Lisboa, com o objectivo de fazer sorvetes para a Corte, estando a saída marcada para as 12h00 do Cais da Moita, com chegada prevista ao Cais das Colunas, pelas 14h00, na capital.

De acordo com a autarquia local, a iniciativa começa dia 5, com a recolha e o transporte da neve da Serra da Estrela, em veículos de todo-o-terreno, pelos elementos do Clube Escape Livre, até à vila moitense. No dia seguinte, a embarcação tradicional recebe a neve e fará o seu transporte até à margem norte do Tejo, onde procede ao seu desembarque, terminando ali a reconstituição.

Mais tarde, esta servia para o fabrico de sorvetes, na casa “Martinho das Neves”, que dá origem ao actual café Martinho da Arcada, situado na Praça do Comércio. Recorde-se que o transporte da neve “era feito em carroças até ao Tejo e depois seguia em barcas até ao Terreiro do Paço, com toda a celeridade”, num trabalho que era iniciado em Maio e que se prolongava até ao final de Setembro.

- PUB -

A organização da recriação “Dar neve a Lisboa” partiu da Marinha do Tejo, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara da Moita, através da cedência da sua embarcação municipal, e de uma parceria com o Clube Escape Livre da cidade da Guarda.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -