18 Outubro 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Recriação histórica recorda transporte de neve para fabricar gelados em Lisboa

Recriação histórica recorda transporte de neve para fabricar gelados em Lisboa

Varino “O Boa Viagem” participa em iniciativa agendada para 6 de Agosto. Sorvetes eram produzidos para a Corte

 

- PUB -

O varino “O Boa Viagem” participa a 6 de Agosto numa recriação histórica relacionada com o carregamento da neve, oriunda inicialmente da Serra da Estrela, no ano de 1614, para a cidade de Lisboa, com o objectivo de fazer sorvetes para a Corte, estando a saída marcada para as 12h00 do Cais da Moita, com chegada prevista ao Cais das Colunas, pelas 14h00, na capital.

De acordo com a autarquia local, a iniciativa começa dia 5, com a recolha e o transporte da neve da Serra da Estrela, em veículos de todo-o-terreno, pelos elementos do Clube Escape Livre, até à vila moitense. No dia seguinte, a embarcação tradicional recebe a neve e fará o seu transporte até à margem norte do Tejo, onde procede ao seu desembarque, terminando ali a reconstituição.

Mais tarde, esta servia para o fabrico de sorvetes, na casa “Martinho das Neves”, que dá origem ao actual café Martinho da Arcada, situado na Praça do Comércio. Recorde-se que o transporte da neve “era feito em carroças até ao Tejo e depois seguia em barcas até ao Terreiro do Paço, com toda a celeridade”, num trabalho que era iniciado em Maio e que se prolongava até ao final de Setembro.

- PUB -

A organização da recriação “Dar neve a Lisboa” partiu da Marinha do Tejo, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara da Moita, através da cedência da sua embarcação municipal, e de uma parceria com o Clube Escape Livre da cidade da Guarda.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -