26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaLançamento de livro sobre Cante Alentejano adiado na Moita

Lançamento de livro sobre Cante Alentejano adiado na Moita

Publicação será apresentada em nova data a definir pela autarquia

 

- PUB -

O lançamento do livro de José Francisco Pereira e Maria Eduarda Rosa “Tratado do Cante (Contributo)”, inicialmente previsto apresentar durante a tarde deste sábado, nas instalações da Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, foi adiado “devido à proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa aos fins-de-semana”, no âmbito das medidas decretadas, esta quinta-feira, relativamente à prevenção da pandemia covid-19.

Apresentação da obra estava prevista para a tarde deste sábado

De acordo com informação da autarquia moitense, “oportunamente, será anunciada nova data para a realização” desta iniciativa. Recorde-se que a publicação se insere no projecto do município “O Cante Também é Nosso”, que “visa a valorização desta cultura popular”, tendo sido declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 27 de Novembro de 2014, no decorrer do Comité em Paris, em França.

O cante alentejano, refira-se, fora daquela região, é practicado por diversas comunidades espalhadas um pouco por toda a Área Metropolitana de Lisboa, dada a existência de muitas pessoas oriundas daquela zona do país. O género musical tradicional “nunca foi a única expressão” típica presente na região, apesar de ser próprio do Baixo Alentejo. Com o canto coral, “coexistiram sempre formas instrumentais de música com adaptação de peças entre os géneros”.

- PUB -

Os seus praticantes alternam um ponto a sós e um coro “havendo um alto preenchendo as pausas e rematando as estrofes”. Geralmente, começa “invariavelmente com um ponto dando a deixa, cedendo o lugar ao alto e logo intervindo o coro em que participam também o ponto e o alto”. Terminadas as estrofes, pode o ponto “recomeçar com uma nova deixa, seguindo-se o mesmo conjunto de estrofes”, num ciclo que se repete muitas vezes, conforme “os participantes desejarem”.

A característica repetitiva, assim como o “andamento lento e a abundância de pausas contribuem para a natureza monótona do cante”. Fora do Alentejo, o género musical era muitas vezes cantado em tabernas, sendo que, naquela região, as pessoas cantavam enquanto trabalhavam.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -