25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaJovens da Moita destacam processo de ensino-aprendizagem na OCDE Future of Education

Jovens da Moita destacam processo de ensino-aprendizagem na OCDE Future of Education

Alunos da Escola Profissional moitense participaram na terceira edição do fórum europeu

 

- PUB -

Durante a terceira edição do “Global Forum on the Future of Education and Skills 2030”, foram analisados, recentemente, temas que se prendem com o CV Digital e com a educação pós-covid, num workshop virtual repartido em dois dias, que contou com a participação dos alunos da Escola Técnica Profissional da Moita (ETPM), Kélio e Alexandre, e de outros jovens, oriundos de estabelecimentos de outros países europeus.

Os pontos explorados relacionaram-se com a vertente digital e assuas competências, ao nível do currículo, naquilo a que se pode denominar como uma “era pós-covid”.

“Os nossos alunos consideraram que a participação em projectos como este, ainda que à distância, é bastante enriquecedor na medida em que passam a conhecer novos caminhos e abrilhantar a educação, em termos de criatividade e inovação”, afirma a ETPM. Trata-se de uma “oportunidade de melhorar cada vez mais o bem-estar dos alunos, explorando a criação de novos projectos em que os alunos podem e devem ser os agentes criadores”, sublinha a escola.

- PUB -

Deste workshop, os jovens da Margem Sul trouxeram “novas ideias que devem ser exploradas dentro e fora da escola, e novos tópicos sobre como os alunos podem colaborar com os professores no processo de ensino-aprendizagem”. “Juntar todos os problemas dos representantes dos países participantes e conseguir soluções exequíveis, foi o que de muito produtivo os alunos tiraram deste workshop”, consideram os estudantes da ETPM.

Outro assunto abordado neste encontro foi a questão relacionada com a forma como os jovens podem “melhorar a consciência e criatividade dos professores” na Escola Técnica Profissional da Moita. “O aluno faz parte do processo e garante a importância do reconhecimento, por parte do professor, de que é muito importante ensinar, mas também saber aprender com os alunos”, adianta a instituição de ensino.

“Os nossos jovens consideram que a ETPM tem uma vantagem em relação às outras escolas, no que respeita aos produtos de aprendizagem e ferramentas de avaliação”, caso da utilização de um ‘notebook’, da diversidade de projectos e a proximidade ao mercado de trabalho. Na altura, os jovens europeus observaram aspectos “já avançados e benéficos” no desenvolvimento de um modelo educativo.

- PUB -

Recorde-se que a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, é a entidade promotora desta iniciativa, que dá voz aos alunos e promove a sua interacção.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -