6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaProjecto CED realizou em 2020 perto de 290 esterilizações de gatos

Projecto CED realizou em 2020 perto de 290 esterilizações de gatos

Equipa da Moita apostada no controlo de animais que vivem pelas ruas do concelho

 

- PUB -

Apesar do confinamento provocado pela actual situação da crise pandémica, o Projecto CED (Captura, Esteriliza e Devolve), com a colaboração de diversos veterinários em regime de voluntariado, conseguiu ao longo do último ano realizar perto de 290 esterilizações de gatos, capturados por todo o concelho da Moita.

Constituído por um grupo informal de voluntários que, desde 2015, tem vindo a intervir naquele território, junto de colónias de gatos numerosas ou problemáticas, que vivem pelas ruas do concelho, em casas abandonadas ou em pequenos abrigos, o projecto em causa tem por objectivo procurar “controlar a sua população, mantendo-a saudável”.

Em 2020, segundo a autarquia local, o grupo conseguiu concretizar a adopção de um total de 48 gatos, através de uma intervenção apoiada pelo município, que “tem vindo a valorizar o trabalho efectuado no que respeita ao bem-estar animal”.

- PUB -

Para esta câmara, os resultados do CED “são muito positivos, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia” e “cuja existência desempenha um importante papel no controle das pragas urbanas de roedores”.

Para além da captura, esterilização e devolução dos gatos de rua, o projecto tem se estendido ao apoio e sensibilização dos tratadores destes animais, sobretudo, no que diz respeito à importância da remoção dos restos de alimentos e na promoção de campanhas para a sua adopção.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -