17 Abril 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Moita Projecto CED realizou em 2020 perto de 290 esterilizações de gatos

Projecto CED realizou em 2020 perto de 290 esterilizações de gatos

Equipa da Moita apostada no controlo de animais que vivem pelas ruas do concelho

 

- PUB -

Apesar do confinamento provocado pela actual situação da crise pandémica, o Projecto CED (Captura, Esteriliza e Devolve), com a colaboração de diversos veterinários em regime de voluntariado, conseguiu ao longo do último ano realizar perto de 290 esterilizações de gatos, capturados por todo o concelho da Moita.

Constituído por um grupo informal de voluntários que, desde 2015, tem vindo a intervir naquele território, junto de colónias de gatos numerosas ou problemáticas, que vivem pelas ruas do concelho, em casas abandonadas ou em pequenos abrigos, o projecto em causa tem por objectivo procurar “controlar a sua população, mantendo-a saudável”.

Em 2020, segundo a autarquia local, o grupo conseguiu concretizar a adopção de um total de 48 gatos, através de uma intervenção apoiada pelo município, que “tem vindo a valorizar o trabalho efectuado no que respeita ao bem-estar animal”.

- PUB -

Para esta câmara, os resultados do CED “são muito positivos, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia” e “cuja existência desempenha um importante papel no controle das pragas urbanas de roedores”.

Para além da captura, esterilização e devolução dos gatos de rua, o projecto tem se estendido ao apoio e sensibilização dos tratadores destes animais, sobretudo, no que diz respeito à importância da remoção dos restos de alimentos e na promoção de campanhas para a sua adopção.

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

“Vitória já garantiu uma subida de divisão contra todos os arautos da desgraça”

Depois de assegurar a Liga 3, Vitória aponta ao 1.º lugar no ‘play-off’ para subir à II Liga

Mulher degolou idoso em bairro de lata no Seixal e queixou-se de violação

Sem-abrigo está a ser julgada pelo homícidio do homem de 68 anos, depois deste ter sido encontrado morto em Santa Marta do Pinhal   Tânia Rodrigues,...
- PUB -