12 Abril 2021, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Moita Amarsul apoia acções em mercados municipais da Moita

Amarsul apoia acções em mercados municipais da Moita

Autarquia apela à população para reduzir e separar lixo na Baixa da Banheira e Moita

 

- PUB -

A Câmara da Moita vai associar-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre a partir da próxima sexta-feira até dia 29, com duas acções de sensibilização a nível local sobre a necessidade de separar e depositar correctamente os resíduos recicláveis.

Dia 21, a primeira actividade está prevista para o Mercado Municipal da Moita e no dia 28, no Mercado da Baixa da Banheira da Zona Sul, a partir das 9h00, onde serão distribuídos “sacos ecopontos” e “magnéticos” oferecidos pela Amarsul, a todos os clientes que se desloquem àqueles espaços de venda do concelho.

Anualmente, a iniciativa europeia centra-se num tema diferente com vista a chamar à atenção para “os hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade”, sendo o foco deste ano subordinado aos “Resíduos Invisíveis”, ou seja, à grande quantidade de resíduos que é gerada durante o processo de fabrico de produtos que não pode ser reciclada, caso do fabrico de um telemóvel, em que são produzidos cerca de 86 quilos de resíduos.

- PUB -

Para além do tema em destaque neste ano, as acções desenvolvidas em várias cidades e municípios por toda a Europa vão ainda centrar-se nos “3Rs” – Reduzir os resíduos produzidos, reutilizar os produtos/objectos e reciclar os materiais e embalagens. Por este motivo e tendo em conta o actual momento de pandemia, a autarquia aconselha a população a reduzir estes resíduos, sobretudo os materiais descartáveis que contêm plástico e a usar máscara reutilizável, sempre que possível.

O município aproveita este período para alertar que “a qualidade do ambiente em que vivemos não depende só da actuação dos serviços camarários”, mas também dos gestos diários de todos.

A este propósito, no canal “Ambiente” do site oficial da autarquia (www.cm-moita.pt), recentemente actualizado, a população tem ao seu dispor um conjunto de informações sobre esta temática, nomeadamente, como deve proceder à separação de resíduos nos Ecopontos e como é feita a recolha de entulhos, monos e resíduos verdes, para além dos resíduos sólidos urbanos e óleos alimentares usados no concelho.

- PUB -

Naquele espaço pode ainda conhecer informações sobre a fauna e flora existentes a nível concelhio, assim como os projectos que estão a ser desenvolvidos pela edilidade moitense na área da educação e, entre outras, na sensibilização ambiental. Disponíveis para consulta estão também todas as fases da campanha que aquela câmara municipal tem vindo a promover com a designação “Todos Juntos Por Um Melhor Ambiente”.

 

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

Jovem setubalense morre em acidente de moto

Fábio Silva, conhecido por Pigóita, despistou-se junto ao cruzamento para Aldeia de Irmãos

Bateria da Raposa vai passar para o município para vigiar praias e reforçar combate a incêndios

O entendimento entre a Câmara de Almada e o Estado está a ser traçado para a bateria de costa na Mata Nacional dos Medos passar para a gestão da autarquia. Esta antiga estrutura militar vai ter novo uso estratégico de defesa
- PUB -