27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaCovid-19: Foco no lar Solar dos Fidalgos está controlado garante autarca

Covid-19: Foco no lar Solar dos Fidalgos está controlado garante autarca

Contágios foram identificados ontem, mas o foco está controlado e os utentes estão a ser acompanhados na instituição

 

- PUB -

 

Nuno Cavaco, presidente da União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale de Amoreira, confirma um foco de Covid-19 no lar de idosos Solar dos Fidalgos, “que afectou não só utentes como funcionários, mas já está controlado e a ser devidamente acompanhado pelas autoridades de saúde”.

Um acompanhamento que está a ser realizado a partir de uma zona de isolamento no interior da instituição. “Uma vez que existem condições para garantir este isolamento”, refere o autarca.

- PUB -

Baixa da Banheira e Vale de Amoreira continuam a ser as zonas mais preocupantes do concelho da Moita, que hoje contabiliza 305 infectados, “apesar de não existirem cadeias de transmissão activas”.

A maior parte dos contágios iniciais são feitos fora do território do concelho. “E estão relaccionadas com a utilização de transportes públicos, em deslocações diárias por motivos profissionais. Em especial porque nos autocarros não está a ser garantido o devido distanciamento”, acusa o autarca.

Depois verificam-se situações de contágio no local de trabalho, que têm consequências maiores devido às condições de habitabilidade da população. “Não são boas condições, com famílias de 7, ou mais, a viverem em apartamentos de reduzidas dimensões. Com esse espaço disponível não é possível garantir o isolamento do infectado, passando o contágio a toda a família”.

- PUB -

 

Desrespeito por indicações da DGS

 

Como terceira causa dos contágios que têm surgido no concelho, Nuno Cavaco refere também um certo “desrespeito” pelas indicações da Direcção-Geral da Saúde (DGS), tendo-se verificado situações preocupantes, sobretudo, na zona ribeirinha da Baixa da Banheira, durante os fins-de-semana, com a necessidade de várias acções de fiscalização.

“As autoridades actuam na fiscalização dos espaços, mas é um trabalho quase impossível, se a população não respeitar as regras e compreender a importância e impacte dos seus actos”, aponta o autarca.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -