22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaPré-escolar arranca na Moita com visita de autarcas a vários estabelecimentos

Pré-escolar arranca na Moita com visita de autarcas a vários estabelecimentos

Reabertura dos jardins-de-infância acontece após formação junto de profissionais

 

- PUB -

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, acompanhado pela vereadora que tutela o pelouro da Educação, Vivina Nunes, e dos presidentes de juntas de freguesia do concelho, visitaram no início desta semana um conjunto de sete estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública, que contemplam todas as freguesias e agrupamentos de escolas daquela região do distrito.

O regresso da pequenada àqueles espaços, coincidiu com o Dia Mundial da Criança, tendo os autarcas dado as boas-vindas às crianças e transmitido “uma mensagem de incentivo e apreço para com os profissionais”, que também retomaram a sua actividade na mesma data. O município lembra que, em resultado de um conjunto de acções preparatórias por parte da autarquia, “todas as salas de pré-escolar têm as condições materiais, físicas e humanos para acolher os alunos”.
Antecipando a reabertura dos jardins-de-infância, a câmara municipal realizou acções de sensibilização junto das auxiliares de acção educativa, tendo procedido “ao reforço da limpeza e desinfecção dos espaços” e colocado dispensadores de álcool gel nas escolas, fornecendo material de protecção individual junto de todos os estabelecimentos, para garantir melhores condições na organização e preparação do regresso dos mais pequenos ao ensino pré-escolar “em segurança”.

Para este efeito, foram realizados encontros de trabalho com as direcções dos agrupamentos de escolas e juntas de freguesia, sobre “a actualização e implementação dos planos de contingência, necessidades específicas e articulação para o fornecimento de materiais e apoios.

- PUB -

“A exemplificação do uso correcto das máscaras, a higienização das mãos, o uso adequado do vestuário de trabalho, o equipamento de protecção individual e a aplicação dos produtos de higienização e limpeza” foram alguns dos temas que estiveram em destaque nas acções de sensibilização que ocorreram por aquele concelho, numa “perspectiva de cooperação, troca de informações e optimismo, fazendo face aos legítimos receios ainda existentes no actual contexto da pandemia” Covid-19.

Rui Garcia envia mensagem à população no Dia da Criança

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, que este ano estão a decorrer online até esta sexta-feira, na Moita, o presidente do município, Rui Garcia, decidiu enviar uma mensagem à população através dos canais oficiais da autarquia na Internet. O autarca defendeu que “a infância, as crianças, são o futuro”, numa idade que “merece e necessita a atenção da sociedade, que lhes garanta os seus direitos”, nomeadamente, à “aprendizagem, à escola público, o direito a crescerem em segurança, a serem protegidos e a terem uma vida feliz”, uma situação que considera ser ainda mais “acentuada” pelo momento que estamos a atravessar de combate à doença Covid-19.
O autarca sublinhou que em tempos de crise “os primeiros a sofrer são as crianças, e pela crise sanitária e pela crise económica, que infelizmente vai ficar, precisamos de ter uma especial atenção” aos mais pequenos. Garcia acrescentou que o concelho da Moita quer “continuar a afirmar que as crianças são uma prioridade”, sobretudo a escola e a educação, pelo que os seus direitos “são para cumprir todos os dias”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -