26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaBiblioteca do Vale da Amoreira recebe mural vencedor do concurso Kid’s Guernica

Biblioteca do Vale da Amoreira recebe mural vencedor do concurso Kid’s Guernica

Projecto da Associação de Municípios de Região de Setúbal promove valores da paz, solidariedade e respeito

 

- PUB -

Os vencedores da 6ª edição do projecto Kid’s Guernica, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), já são conhecidos. Entre os seleccionados encontra-se o trabalho “Por um mundo melhor”, de Leonel Nanque Baldé, ex-aluno da Escola Básica D. João I, da Baixa da Banheira.

No âmbito desta distinção a obra de Leonel Baldé foi agora reproduzida em mural no exterior da Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira pelo grafitter Pedro Pinhal.

Para além da pintura do mural, a Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira também foi alvo de requalificações exteriores, “de forma a proporcionar melhores condições para os frequentadores da biblioteca, adequando o seu usufruto às funções deste equipamento público” segundo avança a Câmara Municipal da Moita em comunicado.

- PUB -

Das requalificações faz parte uma zona de descanso, com bancos e plantações de árvores e trepadeiras, a substituição do pavimento, com melhoria da acessibilidade ao edifício, bem como a pintura exterior com novas cores.

Segundo Vivina Nunes, vereadora responsável pela área da Educação na Câmara Municipal da Moita, através deste projecto “pretende-se promover e reforçar as questões da paz e da não-violência”. Em 2019 o lema da 6ª edição do projecto “Arrábida Biosfera” promove, sobretudo, “uma reflexão sobre as nossas ações com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, importantes para garantir a sobrevivência das espécies no planeta”, refere Vivina Nunes.

A vereadora acrescenta ainda que, “é a partir dessa transformação do pensamento que seremos capazes de preservar e usar, de forma sustentável, os recursos naturais, ainda disponíveis”.

- PUB -

 

Obra de Picasso nas escolas da Moita

 

Desenvolvido pela AMRS desde 2005, Kid’s Guernica tem como pano de fundo a obra de Picasso – “Guernica”, de forma a combater a guerra, lembrando os horrores que o fascismo cometeu na Europa. A recordação especial vai para Guernica, bombardeada por caças alemães durante o regime político de Franco. Cidade símbolo de um dos primeiros ensaios de bombardeamentos a civis.

Deste modo o projecto é dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário que frequentam as escolas da rede pública, dos municípios associados da AMRS, concretizando-se através da realização de murais artísticos, numa perspectiva de educação para a cidadania.

No Município da Moita são várias as instituições de ensino do 2º e 3º ciclo que aderiram à iniciativa, para além da EB D. João I. Nomeadamente a EB José Afonso, EB Mouzinho da Silveira, EB Fragata do Tejo, EB D. Pedro II e a Escola Secundária da Moita.

Segundo a vereadora Vivina Nunes, professores e os alunos têm apresentado trabalhos de grande interesse no projecto Kid’s Guernica. Trabalhos que posteriormente se transformam em instrumentos de mostra, divulgação e reconhecimento do que de bom se faz em educação. “E, como forma de reconhecimento da participação de alunos e professores, são produzidas exposições itinerantes que circulam pela comunidade educativa”, adianta.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -