17 Abril 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Moita Alunos debatem porta europeia

Alunos debatem porta europeia

A cidadania europeia e a consciência cívica e democrática deram tema a uma conferência que teve por objectivo abrir mais o conhecimento dos jovens e comunidade em geral sobre as questões da Europa. Oportunidades e riscos estiveram em cima da mesa

 

- PUB -

A Escola Técnica Profissional da Moita é uma das entidades que recebeu a conferência “A Europa – Que Futuro?”, promovida pelo Centro Europe Direct AML e ADREPES. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no âmbito das Eleições Europeias de Maio 2019, dirigida a jovens estudantes, professores e população em geral.

Os alunos da ETPM assistiram a esta atividade, integrada numa série de “Diálogos com os Cidadãos” que teve a colaboração da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar e como oradores João Tatá dos Anjos, funcionário da Comissão Europeia de 1985 a 2017, o juiz desembargador aposentado do Tribunal Central Administrativo Manuel Macaísta Malheiros e do jornalista e director do semmais jornal, Raul Tavares.

Moderada por Ana Martins, jornalista da RTP, a conferência a bordou as temáticas da consciência cívica e democrática, da cidadania europeia, do conhecimento da estrutura decisória da União Europeia e da participação cidadã nas eleições para o Parlamento Europeu, de Maio de 2019.

- PUB -

Ana Martins referiu “o sentimento de pertença pelo país, pela cultura e pela política”, destaca nota informativa da ETPM, que cita ainda a afirmação da jornalista sobre a Europa ser “desconhecida para muitos”.

Um dos casos referidos foi o Cartão Europeu de Saúde (Cartão Europeu de Seguro de Doença CESD), que permite aos cidadãos da União Europeia o benefício de assistência médica durante as estadias temporárias nesses países.

Foi ainda reforçada a ideia de que fazer parte da União Europeia “traz muitos benefícios e que Portugal tem muito a ganhar”, no caso específico dos jovens o Erasmus é uma dessas oportunidades. Uma das questões também abordadas foi o impacto do Brexit em Portugal, e apreciaram bastante o encontro.

- PUB -

Mais populares

Mercadona confirma supermercado no Montijo igual ao de Setúbal

Marca vai investir milhões de euros nos dois concelhos. Futuras superfícies comerciais vão ter 1 900 metros quadrados de área de venda   A expansão da...

“Vitória já garantiu uma subida de divisão contra todos os arautos da desgraça”

Depois de assegurar a Liga 3, Vitória aponta ao 1.º lugar no ‘play-off’ para subir à II Liga

Mulher degolou idoso em bairro de lata no Seixal e queixou-se de violação

Sem-abrigo está a ser julgada pelo homícidio do homem de 68 anos, depois deste ter sido encontrado morto em Santa Marta do Pinhal   Tânia Rodrigues,...
- PUB -