1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaExposições defendem conhecimento sobre a natureza e liberdade de expressão

Exposições defendem conhecimento sobre a natureza e liberdade de expressão

Na Biblioteca do Vale da Amoreira o palco é da exposição “A Biodiversidade e Nós”. Na Moita, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça recebe “A Ação Repressiva do Estado Novo na Vida e Obra de José Régio”, como símbolo da liberdade de expressão conquistada

 

- PUB -

 

 

De 1 de Abril até 5 de Junho, a Biblioteca do Vale da Amoreira recebe a exposição “A Biodiversidade e Nós”, dirigida a alunos do 1º ciclo e público em geral. Uma mostra disponibilizada pela SPEA – Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves, através da qual é destacada a biodiversidade na Área Metropolitana de Lisboa e, em particular, a avifauna, com cinco painéis, complementados por vitrinas com livros, desenhos e objectos diversos relacionados com a observação da natureza.

- PUB -

 

Da natureza à literatura

 

- PUB -

A par de natureza surgem outras vertentes da arte, também em exposição, com “A Ação Repressiva do Estado Novo na Vida e Obra de José Régio”, cedida pelo Centro de Estudos Regianos, patente de 2 a 27 de Abril na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita e dirigida ao público em geral.

Uma mostra que dá a conhecer uma das facetas menos divulgadas da personalidade do escritor, enquanto homem e intelectual, versando as suas opções de carácter ideológico cívico e político face ao regime repressivo da ditadura do Estado Novo, que acompanhou o decurso de toda a sua vida adulta.

O trabalho foi baseado, sobretudo, na expressão do pensamento político de Régio, colhido, tanto nas “Páginas do Diário Íntimo”, como nas cartas trocadas com familiares e amigos e ainda nas inúmeras colaborações em periódicos. Momentos em que o escritor abordou a censura efectuada pelo regime político sobre a sua produção literária, particularmente sobre a obra ficcional e sobre a encenação das obras teatrais, como também sobre as intervenções cívicas e políticas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -