6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaRomaria a Cavalo arranca com festa na Marginal da Moita

Romaria a Cavalo arranca com festa na Marginal da Moita

A Câmara da Moita aprovou, na última reunião do executivo municipal, a proposta de realização da Festa da Romaria, entre 20 e 25 de Abril, na Avenida Marginal, junto à caldeira, uma forma festiva de se fazer as despedidas das centenas de romeiros que vão participar na Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo.

- PUB -

Esta Festa da Romaria vai contar com gastronomia, artesanato, divertimentos para crianças e animação musical, e irá realizar-se no dia 20 de Abril, entre as 21h00 e as 24h00, no dia 21, das 10h00 à 01h00, no dia 22, das 10h00 às 24h00, no dia 23, das 14h00 às 24h00, no dia 24, das 14h00 à 01h00, e no dia 25 de Abril, das 09h00 às 24h00.

De referir que a XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo vai realizar-se entre 25 e 29 de Abril, estando a partida marcada para as 09h00, junto à Igreja de Nossa Srª da Boa Viagem, na Moita.

O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga Canada Real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, através de quintas e caminhos de terra batida, seguindo o carro-andor que transporta a imagem da Nossa Srª da Boa Viagem, padroeira da Moita.

- PUB -

A Romaria a Cavalo voltou a realizar-se em 2001, depois de um interregno de mais de 70 anos, recuperando no tempo a tradição dos lavradores da Moita que se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Srª. D’Aires, para pedir protecção e boas colheitas.

Apesar do carácter religioso que está na sua génese, a romaria assume hoje uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A XVIII edição da Romaria a Cavalo é organizada pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, pela Associação Equestre de Viana do Alentejo e pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, com o apoio das entidades regionais de turismo do Alentejo e de Lisboa e Vale do Tejo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima

Polícia Judiciária detém homem em Setúbal suspeito de dezenas de crimes de pedofilia

Suspeito aproveitou-se do facto de coabitar com a jovem de 17 anos para a sujeitar a abusos sexuais, que terão tido início quando a vítima tinha 12 anos
- PUB -