População voltou a ter acesso às praias entre Tróia e Melides

População voltou a ter acesso às praias entre Tróia e Melides

População voltou a ter acesso às praias entre Tróia e Melides

FACTO DO ANO GRÂNDOLA. Praias do concelho foram alvo de uma fiscalização depois de se saber que 80% do areal estava condicionado

Em 2025, e depois de a ministra do Ambiente ter anunciado que as praias do concelho de Grândola iam ser alvo de uma fiscalização depois de se saber que 80% do areal estava condicionado, a população voltou a poder desfrutar de um espaço que é público e que era há muito reclamado.

- PUB -

Nesse mesmo dia, foi também conhecida a decisão do Tribunal Judicial de Setúbal que determinou a reabertura da estrada de acesso à praia do Pego, na freguesia de Carvalhal, e a imediata remoção de cancelas e outros obstáculos aí colocados, desde outubro de 2022. Esta decisão foi tomada com base numa providência cautelar contra a Casas da Encosta interposta no Tribunal Judicial de Setúbal, em janeiro desse ano, pelos grupos Vanguard Properties e Amorim Luxury, promotores de outros projetos turísticos naquela zona.

Em articulação com a Autoridade Marítima Nacional e com entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Grândola, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) liderou as fiscalizações nas quais se detetou duas praias de acesso controlado (Tróia-Galé e Galé- -Fontainhas), sete de acesso condicionado pela existência de ou construção de empreendimentos turísticos (Camarinhas, Galé-Fontainhas, Tróia-Galé, Duna Cinzenta, Golfinhos, Garças e Pinheirinho) e uma praia de acesso interdito (Raposa).

“Portugal tem uma política clara: as praias são públicas e o seu usufruto deve estar garantido a todos, com equidade e respeito pela legalidade. Esta fiscalização é um sinal de que o Governo está atento, atua com base em factos e assume a responsabilidade de defender o território e os direitos das pessoas”, disse a governante.

- PUB -

Veja os Factos do Ano de todo o distrito aqui

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não