Graça Coito fica na história do concelho como a primeira mulher a assumir a presidência da assembleia municipal
Luís Vital Alexandre foi, esta quinta-feira, empossado presidente da Câmara Municipal de Grândola. A cerimónia de instalação dos órgãos municipais de Grândola decorreu no Auditório Municipal do Cine Granadeiro, espaço com um total de 300 lugares que foram insuficientes para acolher toda a plateia que quis estar presente.
Com uma agenda para a modernização do concelho bem definida e prometendo fazer cumprir os compromissos assumidos, Luís Vital Alexandre colocou o munícipe no centro das decisões e o investimento vocacionado para as áreas que possam mudar a vida das pessoas.
Anunciou a abertura da Loja do Cidadão de Grândola, destacando-a como uma das peças centrais dessa alavancagem administrativa. “Há um tema que está acima de todos e que será a nossa primeira, segunda e terceira prioridade, investir nas pessoas. Foi isso que dissemos na campanha e a resposta dos grandolenses foi clara”, afirmou.
Evidenciou a população como a maior conhecedora da realidade do concelho em que vive, dizendo que “o que conhecem não é a Grândola que enche capas de revistas, programas de televisão e milhões de visualizações nas redes sociais, é a Grândola de quem cá vive e sabe que o preço de tudo disparou.”
O autarca diz que pretende transformar as receitas que o turismo trouxe para a câmara municipal em investimento útil para a população, frisando ter chegado a hora de transformar “riqueza em progresso partilhado, hora de pôr o desenvolvimento a acontecer onde faz mais falta, na vida dos grandolenses”.
Ainda no mesmo contexto o presidente da câmara municipal empossado destacou a revisão do Plano Diretor Municipal como uma medida urgente, por forma a ser possível garantir que a prioridade do desenvolvimento do concelho passa pela coesão territorial, como uma estratégia “que potencie as atividades económicas e as diversifique, mas que tenha os grandolenses no centro dos seus objetivos”.
Adiantou que o novo executivo irá avançar, a curto prazo, com uma nova fase de entendimento com os investidores do concelho, chamando-os a colaborar ativamente na procura de soluções para aumentar a oferta de habitação acessível e garantiu que a câmara municipal será a primeira a dar o exemplo.
“Temos planos para a construção de 300 casas a preços acessíveis em todas as freguesias e esse será o centro de um plano de habitação pública” que, para Luís Vital Alexandre, é essencial para fixar jovens e famílias.
As metas traçadas englobam, ainda, escolas qualificadas, mais ofertas sociais, com vagas em creches e lares e a promoção da diversificação da atividade económica. Não esqueceu as fileiras da agricultura e silvicultura, do agroalimentar, da cultura, indústrias criativas, tecnologia e serviços avançados, através da implementação de um espaço de trabalho colaborativo e de incubação, com ligação a universidades e centros de inovação e desenvolvimento.
“Atrair investimento que crie emprego estável, apoiar as pequenas e médias empresas e promover postos de trabalho. Por isso mesmo, prometemos e vamos concretizar”, assegurou o novo presidente do executivo agora em funções.
Confessou ter consciência de que a ambição é grande, mas diz ser “realista”. Luís Vital Alexandre terminou a sua primeira intervenção como presidente da câmara municipal de Grândola apelando à confiança e a uma governação de proximidade e compromisso mútuo.
Graça Coito eleita presidente da assembleia municipal
Graça Coito (PS) foi eleita a nova presidente da Assembleia Municipal de Grândola, com 13 de um total de 24 votos, tendo-se registado 11 votos em branco no escrutínio da única lista proposta (Lista A), avançada pela bancada do PS.
A eleita fica na história porque, pela primeira vez, será uma mulher a dirigir o órgão deliberativo.
António Figueira Mendes ovacionado
O presidente cessante, António Figueira Mendes, que assistiu ao ato solene, foi sendo mencionado ao longo da sessão, quer pelo ex-presidente da assembleia municipal, que empossou os eleitos a 12 de outubro, quer pela sua nova presidente, sendo-lhe dirigido um reconhecimento especial pelas décadas de serviço público e dedicação ao poder local.
 
								 
								 
								