Grândola comemora 25 de Abril com flores comestíveis

Grândola comemora 25 de Abril com flores comestíveis

Grândola comemora 25 de Abril com flores comestíveis

III Mostra Gastronómica arranca sábado e prolonga-se até 1 de Maio em 14 restaurantes do concelho. O símbolo da Revolução de Abril serviu de inspiração à iniciativa municipal

Vão ser 14 restaurantes do concelho de Grândola a acolher a iniciativa municipal que visa assinalar mais um aniversário da Revolução de Abril de 1974. Flores no prato servem de ementa ao evento que arranca já no próximo sábado e prolonga-se até 1 de Maio. “As Flores Comestíveis são o principal elemento da 3.ª edição da Mostra Gastronómica na área da cozinha criativa”, anuncia a Câmara Municipal, lembrando o lema subjacente à inciativa: “Em Abril Flores Mil.”

“Flor de alecrim, flor de jasmim, flor de borago, flor de sálvia, pétalas de rosa, amores–perfeitos e violetas aromatizam com um toque doce, agridoce ou levemente picante cerca de 40 pratos que apresentam sabores e fragrâncias coloridas”, revela a autarquia, explicando que esta mostra do município de Grândola “explora a coincidência do símbolo da Revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho”.

- PUB -

Além disso, reforça a edilidade, as celebrações anuais da data da liberdade ocorrem “em plena Primavera”, sendo que, paralelamente, a iniciativa também vai ao encontro “das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos”.

As propostas que serão servidas à mesa nos 14 restaurantes são variadas e incluem “espetada de frango com ananás, puré de batata e salada de flores”, “risoto de espargos de Melides com cogumelos shitake e flores”, “pizza tropical com pétalas de amor-perfeito” e “salada vegetariana com frutos secos, rosas e violetas”.

Nas bebidas as sugestões passam por “sangria de vinho branco ou de champanhe com flores e nas sobremesas destacam-se cheesecake salgado com mel e sálvia, semi-frio de amor-perfeito e flor de borrago ou crumble de maçã com molho aveludado de rosas”.

- PUB -

A iniciativa inclui ainda, no dia 22 de Abril no Mercado Municipal, a apresentação do livro “Em Abril, Flores Mil” e no dia 1 de Maio um passeio pedestre e workshop interactivo de identificação de plantas espontâneas comestíveis, plantas aromáticas e medicinais que nascem no Trilho da Rota de Serra.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -