“A História da Vinha e do Vinho no Alentejo – Legado de uma família a produzir desde 1667” intitula o livro que vai ser apresentado esta sexta-feira, 25, a partir das 17h30, na Casa Mostra de Produtos Endógenos de Grândola. A iniciativa inclui prova de vinhos seleccionados pela Herdade das Servas.
“A sessão conta com a participação do autor, o investigador e historiador José Calado, e do produtor Luís Serrano Mira, que colaborou no levantamento histórico que deu origem ao livro lançado em Outubro e que reúne o percurso vitivinícola da família Serrano Mira”, revela a Câmara Municipal de Grândola.
A autarquia realça o facto de a obra contar a história que “abarca” a incursão dos Serrano Mira pela cultura da vinha e do vinho, “a qual terá iniciado, pelo menos, em 1667, ano identificado em duas talhas”, até hoje conservadas religiosamente pela família. “Ambas constituíram o ponto de partida para esta obra, bem como a pesquisa aprofundada de diversos suportes escritos que permitiram encontrar dados relevantes para o autor. Apesar da ligação à família Serrano Mira, este livro tem como finalidade contar a história de um Alentejo Vinhateiro”, conclui a autarquia.