Feira de Agosto em Grândola com concertos e foco no desenvolvimento sustentável

Feira de Agosto em Grândola com concertos e foco no desenvolvimento sustentável

Feira de Agosto em Grândola com concertos e foco no desenvolvimento sustentável

Plutónio, Quatro e Meia, Sara Correia e D.A.M.A são alguns dos artistas que vão animar o certame entre 28 deste mês e 1 de setembro

Plutónio, Quatro e Meia, Sara Correia e D.A.M.A são alguns dos artistas que vão animar, entre 28 deste mês e 1 de setembro, a Feira de Agosto em Grândola, que tem como foco o desenvolvimento sustentável.

- PUB -

O certame, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, no distrito de Setúbal, vai ter no palco principal os artistas Plutónio (28 de agosto), Quatro e Meia (29), Sara Correia (30), SMFOG – Música Velha e Ana Bacalhau com os convidados Cláudia Pascoal e Luís Trigacheiro (31) e, a encerrar, os D.A.M.A.

Em comunicado, a Câmara de Grândola, entidade organizadora, explicou que a feira vai dar destaque ao desenvolvimento sustentável, com uma exposição concebida pela ilustradora Catarina Bizarro em colaboração com o agrupamento de escolas local.

Nesta mostra, que estará patente na alameda que atravessa uma zona da feira, serão expostos os resultados das sessões realizadas nas escolas primárias do concelho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

- PUB -

Segundo o município, nestas sessões foram abordados os 17 ODS, como a erradicação da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de género, entre outros, tendo os alunos criado frases “para ajudar a comunidade a perceber como contribuir para alcançar cada um destes objetivos”.

Além da habitual animação no recinto daquela que é considerada uma das maiores feiras francas do país, com 200 feirantes, também o Palco Bar volta a ser ‘ponto de encontro’ e a acolher vários espetáculos musicais, destacou a autarquia.

O certame vai apostar, mais uma vez, nas atividades equestres diárias, no picadeiro do recinto, com destaque para a Gala Equestre subordinada ao tema “Arte Equestre Portuguesa”, oficialmente reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2024.

- PUB -

Ao longo do certame, que tem entrada gratuita, estão previstos um festival hípico, demonstrações, batismos equestres e passeios de charrete, entre outros, além da realização de vários colóquios dedicados ao mundo rural.  

A feira vai igualmente apresentar uma exposição imersiva sobre os vários saberes do concelho, com uma pequena amostra do quotidiano transformada num “mini-documentário-poema” que termina numa “casa com vista para Grândola” onde os visitantes são convidados a tirar uma fotografia.

Além do artesanato, que é outra das atrações do certame, com mais de 30 artesãos dedicados à cortiça, ferro forjado, cestaria, cerâmica e madeira, também a gastronomia regional vai estar presente à mesa dos restaurantes e bares distribuídos pelo recinto e na zona das tasquinhas e de produtos regionais.

De acordo com a autarquia, o corredor de segurança na praça de espetáculos contará, este ano, ”com 30 lugares, mais 10 do que no ano passado para visitantes com mobilidade reduzida”.

Durante todo o certame, o Município de Grândola volta a disponibilizar gratuitamente dois Comboios da Feira, que efetuam o trajeto entre o evento e vários pontos estratégicos da vila.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não