Brigada do Mar explica que no ano passado registaram algumas recolhas, mas que este ano “a quantidade impressiona”
Ao longo da última semana a Brigada do Mar recolheu mais de 300 bidões de combustível vazios numa acção de descontaminação entre Sines e Tróia. A Organização Não Governamental (ONG) explica que no ano passado registaram algumas recolhas, mas que este ano “a quantidade impressiona”.
Na última semana foram 328 bidões de combustível vazios que foram recolhidos. Ao longo de quatro dias, 13 voluntários, equipados com três motos quatro e dois atrelados, percorreram 58 quilómetros de areal e recolheram 3500 quilos de resíduos.
Em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE, a Brigada do Mar afirma que o aparecimento dos bidões de plástico nesta zona da costa portuguesa é recente. “O ano passado recolhemos alguns, mas este ano a quantidade impressiona”, revelam.

Segundo a mesma nota, os recipientes de plástico, alegadamente provenientes de “lanchas rápidas usadas no tráfico de droga” na costa portuguesa, têm aparecido este ano em “grandes quantidades” também nos areais do algarve.
A organização não governamental realça ainda que as suas acções apenas são possíveis graças ao apoio da Câmara Municipal de Grândola, das Capitanias de Sines e Setúbal e de empresas como o Lidl, Yamaha Portugal e o Parque de Campismo da Galé.
A Brigada do Mar é uma ONGD (organização não governamental para o desenvolvimento) constituída por voluntários, que desde 2009 desenvolve “acções de protecção” da biodiversidade e de intervenção ambiental, tendo como especial foco a “descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas”.
Tendo como lema “indignação com acção”, a associação já “limpou” em Portugal mais de 1700 km lineares de costa, tendo retirado mais de mil toneladas de lixo do areal. Colaboram com esta organização mais de mais de onze mil voluntários, em mais de 500 dias efectivos de iniciativas de “limpeza e sensibilização”.