O Setubalense faz um balanço do ano que passou, apresentando as escolhas para os maiores destaques
Facto do ano: Amorim e Vanguard mudam futuro da Comporta
Em 2019 a Herdade da Comporta mudou de mãos com o investimento de 157 milhões de euros do consórcio Amorim Luxury, de Paula Amorim, e da Vanguard Properties, de Claude Berda.
Durante a próxima década o consórcio planeia a construção de condomínios privados, academias desportivas, zonas de comércio e restauração.
Na base destes projectos está o aproveitamento de estruturas existentes, conjugadas com a construção de novos equipamentos.
A venda da Herdade da Comporta já havia sido ponderada em 2017, no entanto o processo com a ARDMA, do empresário Pedro de Almeida, foi travado pelo Ministério Público devido a alegadas falhas de “isenção, transparência e objectividade” no projecto.
Figura do ano: Sera Ozturk Yufkayürek
A investidora e co-fundadora do grupo Umay, em conjunto com o marido Falk Faik Yukayürek, deixou o seu país de origem e o trabalho no mundo da banca para construir um hotel de luxo em Melides, com 28 quartos, uma piscina suspensa no piso superior e um restaurante.
O projecto Umay Melides, representa um investimento de 25 milhões de euros e foi aprovado em 2019, com a Turismo do Alentejo a garantir que a construção da unidade hoteleira de cinco estrelas fica concluída em 2021.
A construção do projecto com o formato de uma concha será feita em concordância com as ondulações naturais do solo e vai ocupar 4% de uma área com 20 hectares, junto ao mar.