28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalGrândolaGrândola assinala 50 ano do 25 de Abril com iniciativas para reforçar...

Grândola assinala 50 ano do 25 de Abril com iniciativas para reforçar valores da liberdade

Programa está a ser contuído com apoio da Assembleia Municipal, Associação 25 de Abril, Associação José Afonso, coletividades e movimento associativo local

 

- PUB -

Os 50 anos do 25 de Abril vão ser assinalados em Grândola com a criação de obras de arte de reputados artistas nacionais, um mural de arte urbana e uma colecção de 25 postais, entre outras iniciativas.

De acordo com o município, em comunicado, o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril inclui dezenas de iniciativas que se estendem até Dezembro de 2024 com o objectivo de “consolidar e reforçar os valores de Abril”.

O programa está a ser construído em colaboração com as juntas de freguesia do concelho, Assembleia Municipal, Associação 25 de Abril, Associação José Afonso, coletividades e movimento associativo local, indicou a autarquia.

- PUB -

Entre as acções previstas para 2024 está a criação e instalação de obras de arte pública, dos mais reputados artistas nacionais, na vila de Grândola e em todas as freguesias do concelho com o objectivo de reforçar o princípio da democratização do acesso e fruição da arte.

Neste âmbito, será convidado “um nome relevante da pintura nacional” para a elaboração de uma serigrafia alusiva aos 50 anos do 25 de Abril, explicou o município do litoral alentejano.

“Em 2024, serão inaugurados os núcleos museológicos do Museu Mineiro do Lousal, de Grândola, Vila Morena e de Etnografia – Casa Frayões Metellos, consolidando, 50 anos depois de Abril, o Museu Polinucleado de Grândola”, lê-se na nota.

- PUB -

Foi igualmente delineado um projecto para a criação, com a participação da comunidade, de uma obra de arte urbana na localidade de Canal Caveira, em colaboração com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

No programa está também previsto “o lançamento de uma colecção de 25 postais, com textos e ilustrações inéditas de 50 autores, a edição de um livro para a infância sobre a história da canção “Grândola, Vila Morena” e de um livro sobre os antigos Paços do Concelho”.

Nas artes de palco, o destaque vai para o programa musical “Cantar de Novo”, que vai contar com a participação de grandes nomes de várias gerações da música portuguesa, que utilizam a canção como arma.

“Em 17 de maiô, será recriada a sessão de 1964, que motivou José Afonso a escrever o poema ‘Grândola, Vila Morena’, assinalando um conjunto de iniciativas que terminarão no dia 31 de Maio, com um recital de poesia, comemorando o dia em que a primeira versão do poema foi lida em sessão pública na Música Velha”, revelou a autarquia.

Além do Encontro da Canção de Protesto, em Junho, o programa inclui peças de teatro, espectáculos de dança, colóquios, debates, encontros com autores e apresentações de livros.

Na área do cinema, serão visionadas, em Grândola, várias obras do Festival Política, entre outras peças cinematográficas e documentários.

No âmbito da cooperação internacional, o programa vai dar relevo ao apoio do município alentejano à celebração dos 50 anos de libertação dos presos políticos do Campo de Concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago, em Cabo Verde.

No comunicado, o município revelou que, em 2024, pretende homenagear os capitães de Abril, com a organização de uma “grande iniciativa”, e criar uma imagem gráfica das comemorações do 25 de Abril em Grândola.

Acrescentou ainda que foram estabelecidos protocolos com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo para a classificação de dois registos sonoros como património fonográfico e, com a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, para o tratamento arquivístico do acervo da colectividade com vista à sua classificação como entidade municipal e nacional.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -