27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalGrândolaJosé Baião aponta à reconquista da Câmara de Grândola pelo PS

José Baião aponta à reconquista da Câmara de Grândola pelo PS

O enfermeiro e membro da Assembleia Municipal sucede a Pedro Ruas na comissão política. É um dos nove novos presidentes das concelhias socialistas

 

- PUB -

Grândola é uma das nove concelhias do Partido Socialista (PS), de um total de 13, que passaram a ter nova liderança na sequência das eleições internas realizadas no passado dia 7. O enfermeiro José Baião, 40 anos, sucede a Pedro Ruas na presidência da comissão política, empossada no último sábado, e o principal objectivo para o mandato de dois anos está bem definido: preparar o partido para reconquistar a Câmara Municipal nas autárquicas de 2025.

Um desiderato que, antes de mais, passa por um processo de “fortalecimento interno do partido”, com vista a “um novo rumo” – ‘slogan’ que José Baião utilizou na moção de orientação política, para sustentar a candidatura (única) apresentada à liderança daquela concelhia do litoral alentejano.

E as linhas mestras ficaram, desde logo, delineadas: desenvolver “um projecto assente no diálogo, com a sociedade civil, com as empresas, com o movimento associativo, em que as pessoas estão primeiro, atento à sustentabilidade do território e a um concelho com futuro”. Isto enquadrado numa acção política alicerçada “em princípios e valores, de trabalho sério e responsável”, com o “objectivo principal” de criar “todas as condições” para que em 2025 o PS alcance um triunfo que, nas eleições de 26 de Setembro de 2021, lhe fugiu por uma diferença de 174 votos para a CDU.

- PUB -

“Quero acreditar que este é um projecto para quatro anos, apesar do mandato ser de apenas dois. Até porque, há que preparar todo um trabalho para vencer as próximas autárquicas, que fecham um ciclo para a CDU e o seu actual presidente, impedido de se recandidatar. O PS está a crescer”, disse a O SETUBALENSE José Baião, que tem também assento na bancada socialista na Assembleia Municipal de Grândola.

Chave do sucesso identificada

E a chave do sucesso, admite o novo líder dos socialistas, passa muito pelo trabalho que o partido pretende dinamizar na União das Freguesias de Grândola e Santa Margarida da Serra, a mais populosa das quatro existentes no concelho e onde a diferença de votos para a Câmara Municipal foi mais acentuada a favor da CDU (mais 393 votos).

- PUB -

A estratégia da nova comissão política concelhia do PS para estes dois anos identifica mais de meia-dúzia de prioridades, a começar pela atracção de “novos militantes”, já que actualmente esta é a estrutura local do partido “com menor número” de filiados no Distrito de Setúbal. “Organizar uma recepção anual aos novos militantes; reactivar a Juventude Socialista de Grândola; organizar colóquios e debates, subordinados a Grândola e ao litoral alentejano, com militantes e sociedade civil; e criar grupos de trabalho, para desenvolvimento de actividades de âmbito concelhio, bem como acções sectoriais nas áreas de saúde, educação, ordenamento do território e desenvolvimento económico” são outros dos principais vectores de acção dos socialistas.

Das 13 concelhias do PS no distrito, apenas quatro mantiveram a mesma liderança nas eleições de 7 de Outubro último. Clarisse Campos (Alcácer do Sal), Fátima Soares (Alcochete), Rui Pereira (Barreiro), Nuno Vitório (Moita), Ricardo Marques (Palmela), Rodrigo Charrua (Santiago do Cacém), Samuel Cruz (Seixal) e Fernando José (Setúbal), além de José Baião (Grândola), são os nove novos presidentes das respectivas estruturas locais socialistas. Almada, com Ivan Gonçalves, Montijo, com Nuno Canta, Sesimbra, com Nelson Pólvora, e Sines, com Carlos Salvador, não conheceram alteração em relação ao anterior mandato.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -