27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalGrândolaCuca Roseta é a estrela fadista da Feira de Agosto

Cuca Roseta é a estrela fadista da Feira de Agosto

A artista que ouvia música erudita sobe ao palco este sábado, em Grândola

 

- PUB -

Cuca Roseta é a estrela fadista da Feira de Agosto em Grândola, com um concerto no sábado. Cuca vai apesentar o seu mais recente álbum, “Meu”, com temas escritos e compostos pela fadista que, ao contrário da maioria das histórias das ou dos fadistas, não cantava o fado em pequenina… antes pelo contrário.

Efectivamente (Isabel) “Cuca” Roseta ouvia em casa, maioritariamente música erudita, e de fado, nem um acorde. Aos 18 anos vai a uma casa de fados e… tudo mudou. Cantou, o fadista Carlos Zel ouviu-a e teceu-lhe os maiores elogios. Mas Cuca iniciar-se-ia no mundo da música, num outro registo musical: os Toranja de Tiago Bettencourt, estávamos no início do século. Foi uma experiência fascinante, intercalada com a Licenciatura em Psicologia.

Decide então participar num concurso de Fados no Porto e a partir de então percorreu o mundo lisboeta do Fado, e bebeu os seus ensinamentos. Encontra pelo caminho João Braga, que no primeiro encontro a convida a cantar com ele num programa da RTP. Daí ao mítico Clube de Fado foi um salto. Mário Pacheco, guitarrista e o homem do Clube, percebeu de imediato o talento que ali estava. E porque pelo Clube do Fado passavam todos as altas individualidades internacionais (da música e não só) que vinham a Lisboa, o prestigiado músico e produtor argentino Gustavo Santaolalla viu-a uma noite e disse que “tinha visto uma estrela”. Estava o destino mais que marcado…

- PUB -

E nasceria “Cuca Roseta”, o álbum de estreia, que incluiu clássicos como “Rua do Capelão”, Avé Maria Fadista” ou “Marcha de Santo António”. O sucesso foi imediato: disco de ouro, destaque na imprensa nacional e internacional e concertos em locais tão diferentes como Nova Iorque. Paris, Barcelona, Londres, Abu Dhabi, sem esquecer o EDP Cool Jazz em Cascais. E para terminar este primeiro ciclo de sucesso, um concerto no Tivoli em Lisboa, com Carlos do Carmo, Pedro Abrunhosa e André Sardet, como convidados especiais.

Chegada a 2012, foi tempo trabalhar no segundo álbum, que Cuca assume frontalmente, escrevendo e compondo a maioria dos temas, mas ainda assim estabelecendo parcerias com nomes… pouco fadistas, como Tó Zé Brito, André Sardet ou até mesmo o Chef Avilllez. “Raiz”. Nome do álbum, é um disco pleno de emoções, que seria apresentado em 2013, num local emotivo: o Mosteiro dos Jerónimos.

Seguem-se inúmeros concertos em Portugal, Brasil, Bélgica, Marrocos, Espanha, Estados Unidos e faz duetos nomes com Julio iglésias, Djavan e Silvia Perez Cruz. Cuca Roseta estava afirmada no mundo da música. Em 2015, convida Nelson Motta, importantíssimo produtor brasileiro para produzir o seu novo álbum, “Riu”, no qual, para além dos sues próprios temas, surgem parcerias com Byan Adams, Djavan, Jorge Drexler e Pedro Jóia. Era a junção de variados universos musicais., que resultaria em mais de 120 concertos na tour com o nome do álbum, com o final apoteótico nos Coliseus de Lisboa e Porto.

- PUB -

Segue-se o álbum “Luz”, em 2017, um álbum muito intimista, algo místico até, que conta com compositores como Pedro da Silva Martins, Carolina Deslandes, Jorge Fernando, Mário Pacheco e outros.

No ano seguinte, Cuca surpreende ao lançar um álbum com canções clássicas de Natal. Faz 3 concertos em 3 igrejas de Lisboa, Porto e Coimbra, com as receitas a reverterem para instituições de solidariedade.

E porque, quando o Fado é paixão, Amália tem sempre lugar. E no ano do centenário do nascimento da nossa maior fadista, Cuca gravou um álbum de tributo a Amália. Foi a meio de 2020, mesmo em plena pandemia e que, por esse motivo, não teve a dimensão e a divulgação que um projecto como este, merecia.

Ainda com a pandemia em pano de fundo. Trabalha arduamente no seu novo disco de originais: “Meu”, um disco totalmente da sua responsabilidade e que anda a apresentar pelo país, pelo mundo.

Grândola vai vê-la ao vivo no sábado e confirmar a dimensão maior de uma fadista, que é muito mais do que fadista, com incursões em universos musicais diferentes, mas que, em todos são visíveis a dimensão e a emoção de Cuca Roseta.

 

Opinião Musical

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -