26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaNúcleo Museológico de São Pedro já é acessível a deficientes visuais e...

Núcleo Museológico de São Pedro já é acessível a deficientes visuais e surdos

Autarquia implementou várias valências e soluções digitais inovadoras que tornaram o espaço mais inclusivo

 

- PUB -

O Núcleo Museológico de São Pedro, em Grândola, já tem instaladas várias valências e recursos digitais para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual ou surdas. Segundo a Câmara Municipal, trata-se de um “projecto inovador” que veio tornar “o museu mais inclusivo”.

“É um projecto inovador porque torna este núcleo museológico num museu mais inclusivo, universal e habilitado a receber, sobretudo, pessoas com diversidade funcional, ou seja, pessoas com deficiência visual ou surdas”, explicou à agência Lusa o técnico superior de arqueologia da Câmara de Grândola, Nuno Inácio, sobre as novas valências que foram apresentadas na passada quarta-feira (no Dia Internacional dos Museus).

De acordo com o responsável, o projecto permite “receber pessoas com diversidade funcional”, além de garantir o usufruto daquele equipamento cultural. “Criámos conteúdos, com um áudio guia e também com uma aplicação, para essas pessoas que, de outra forma, não teriam contacto direto com a história de Grândola, desde a pré-história até ao Século XX”, reforçou.

- PUB -

Em comunicado, a autarquia realça que os novos equipamentos “oferecem um conjunto de aplicações e soluções de acessibilidade” que vão “ao encontro de toda a comunidade”. Desenvolvido no âmbito do programa municipal “Cultura para Todos”, o projecto permitiu dotar o núcleo museológico de “acessibilidade digital e universal”, para que todos os visitantes “possam interagir de maneira efectiva e independente”.

Entre os vários recursos, Nuno Inácio destaca “os áudio guias com a descrição para pessoas com deficiência visual e [outra versão] com a descrição dos vários pontos em língua gestual portuguesa” para pessoas com dificuldades auditivas. “Há uma das componentes que tem uma audiodescrição pormenorizada dos espaços, como é que as pessoas se devem mover no local, uma descrição das peças, dos tamanhos e do próprio edifício”, exemplificou. O museu está ainda preparado “com um piso táctil que permite guiar” as “pessoas com deficiência visual, ponto a ponto, sem entraves físicos e sem constrangimentos”.

Valências permitem contacto com materiais

- PUB -

Estão igualmente disponíveis outras valências “que permitem o contacto com os materiais”, indicou o responsável, dando o exemplo de algumas “réplicas feitas com os mesmos materiais dos originais” para que os visitantes possam “tocar e sentir a sua textura e temperatura”.

Além de linguagem braille em “algumas peças”, como “as medalhas do século XVII identificadas nas escavações arqueológicas da Igreja de São Pedro”, onde está instalado o núcleo museológico, foram criados “relevos 2D” para os visitantes “sentirem o que [essas peças] têm gravado”, adiantou.

Foi também desenvolvida uma aplicação que permite “conhecer um pouco do museu” e “descarregar a audiodescrição para o público em geral, uma outra para pessoas com deficiência visual e com conteúdo em língua gestual portuguesa”, revelou Nuno Inácio.

O programa “Cultura para Todos”, com financiamento comunitário, representa um investimento de cerca de 245 mil euros e destina-se aos diversos espaços culturais do concelho de Grândola, “oferecendo aos utilizadores equipamentos e recursos que promovam a eliminação de barreiras à comunicação e à cultura”, explicou o município.

O Núcleo Museológico de São Pedro foi inaugurado em 2021 e encontra-se instalado na antiga Igreja de São Pedro, um edifício religioso mandado construir nos finais do século XVI. No seu interior, o visitante é convidado a empreender uma viagem desde a pré-história até ao Século XX por um território com monumentos megalíticos, necrópoles, minas, fábricas de salga, templos, ruínas e naufrágios, que a investigação histórica e arqueológica se encarregou de desvendar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -