25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaCDU de Grândola acusa PS e PSD de "estarem ao lado dos...

CDU de Grândola acusa PS e PSD de “estarem ao lado dos especuladores imobiliários”

A oposição (PS e PSD) chumbou, na Assembleia Municipal, a suspensão do PDM aprovada em reunião de câmara

A concelhia de Grândola da CDU acusou PS e PSD locais de estarem “ao lado dos especuladores imobiliários” e “decidirem em favor da construção desenfreada”, por terem ‘chumbado’ a suspensão do Plano Director Municipal (PDM).

- PUB -

Em comunicado, a coordenadora concelhia comunista de Grândola criticou os eleitos do PS e do PSD pela “opção clara” de “votarem contra a suspensão do PDM” e escolherem “estar do lado dos especuladores imobiliários e do grande capital”.

A suspensão do PDM, aprovada pela Câmara de Grândola (de maioria CDU), mas depois ‘chumbada’ na assembleia municipal por PS e PSD, visava “o combate à especulação imobiliária, o incentivo à fixação de famílias e jovens e o desenvolvimento de um turismo sustentável e de qualidade” no concelho, argumentou a CDU.

Ao votar contra a suspensão do PDM, a oposição na Assembleia Municipal de Grândola decidiu “a favor da construção desenfreada e a qualquer custo” naquele território, alegaram os comunistas.

- PUB -

Além de condenar a posição das bancadas do PS e PSD, das quais esperava “responsabilidade e carácter”, a CDU acusou estas duas forças políticas de serem “a favor de um crescimento sem regras, num concelho que ficará menos inclusivo e menos acessível a todos”.

“Se, na reunião de Câmara, o PS tinha votado a favor da suspensão do PDM, o voto contra, na Assembleia Municipal, veio evidenciar a notória subjugação aos interesses do grande capital”, acusou a estrutura comunista, no documento.

Na última quinta-feira, a Câmara de Grândola revelou que tinha aprovado a suspensão do PDM, para impedir a especulação imobiliária e a aprovação de novos empreendimentos turísticos nas freguesias de Melides e Carvalhal.

- PUB -

Na altura, o presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, disse que a suspensão do PDM permitiria a fixação de medidas preventivas naquelas duas freguesias para que não fossem aprovados “mais empreendimentos turísticos” nas respectivas áreas.

O autarca defendeu “ser importante a declaração da caducidade dos Pedidos de Informação Prévia (PIP) sem qualquer intenção concreta associada” e que têm como objectivo “apenas apurar a capacidade máxima dos terrenos”. “E, com isso, potenciar o valor” dos terrenos, “bem como a imposição da apresentação de PIP noutros termos, com definição concreta das pretensões”, acrescentou.

A proposta de suspensão do PDM foi analisada na reunião da Assembleia Municipal realizada na sexta-feira, mas mereceu os votos contra das bancadas do PS (11 eleitos) e do PSD (dois), pelo que os votos a favor dos 12 eleitos da CDU não chegaram para que a medida recebesse ‘luz verde’.

PS quer critérios transparentes e PSD diz ser perigoso suspender PIP

O presidente da bancada do PS na Assembleia Municipal de Grândola, Pedro Ruas, argumentou que o PDM tem de ser suspenso e revisto com critérios “transparentes e objetivos”, sendo necessário criar “mecanismos que potenciem camas turísticas também na faixa interior do concelho”.

Por sua vez, a deputada social-democrata, Sónia Reis, disse ter dúvidas em relação “à forma como as medidas preventivas de suspensão [do PDM] iriam ser tomadas”, considerando ser “perigoso suspender” os PIP.

Na reunião, a oposição aprovou a constituição de “um grupo de trabalho” formado pelas três forças políticas com assento na assembleia municipal para definir “critérios de transparência objetivos para fazer a suspensão e a consequente revisão do PDM”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -