Projecto de execução visa a melhoria das condições para o desenvolvimento da actividade piscatória
A Câmara de Alcácer do Sal vai avançar com um projecto para requalificar os acessos ao Cais Palafítico da aldeia piscatória da Carrasqueira, que inclui zonas de miradouro e lazer, num investimento de 544 mil euros.
O projecto para a melhoria dos acessos ao Cais Palafítico, na freguesia da Comporta, visa a modernização daquele que é considerado “um ponto de interesse” turístico do concelho, explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença.
“Esta renovação, além de modernizar, vai manter o traço original de toda a linha tradicional do Cais Palafítico”, afirmou.
Segundo o autarca, quando a obra estiver concluída, “os turistas vão sentir-se mais confortáveis e receptivos ao que ali vai ser instalado, mantendo sempre a identidade única daquele cais”.
A intervenção abrange uma “extensão ainda longa de acesso ao Cais Palafítico e ao posto de vendagem de pescado” utilizado pela comunidade piscatória local.
“Haverá pontos cuidados para o estacionamento, zonas de estar, zonas de miradouro e pontos sobrelevados em madeira e terra compactada para que as pessoas possam alcançar toda aquela área”, precisou.
De acordo com o município, em comunicado, além da requalificação dos acessos, o projecto de execução visa a melhoria das condições para o desenvolvimento da actividade piscatória. Haverá “novas valências, mais ligadas à conservação da natureza e usufruto do património cultural e paisagístico”.
Desta forma, a autarquia garante a valorização daquele conjunto, que actualmente “apresenta um estado de conservação deficiente”, preservando “o conceito de valor e autenticidade relevante da cultura local”.
Ainda segundo o autarca, está também a ser estudado, em conjunto com os pescadores, formas de garantir a segurança das embarcações para evitar alguns roubos de motores.
No comunicado, a autarquia referiu que o projecto “foi submetido a parecer de diversas entidades externas, considerando as servidões e restrições de utilidade pública existentes, tendo, em sede de conferência decisória, sido emitida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) uma decisão global favorável condicionada”.
Construído nas décadas de 50 e 60 do século passado, o Cais Palafítico da Carrasqueira é um dos locais mais visitados do concelho, considerado uma “obra-prima da arquitectura popular”, de acordo com o ‘site’ oficial da Câmara de Alcácer do Sal.
“Único na Europa, está construído em estacas de madeira irregular, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam”, realçou.