Inauguração da remodelação da escola, que acolhe a sede da UTIB, marca arranque do novo ano lectivo para a população sénior
A nova época lectiva já se iniciou na Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB). Mas, este ano, o arranque das aulas teve sabor diferente e maior conforto, já que os seniores desfrutaram das novas instalações da UTIB na Escola Conde de Ferreira.
A inauguração da obra de valorização e remodelação da antiga escola, que acolhe a UTIB, decorreu na passada terça-feira e ficou também marcada pela entrega de diplomas aos formadores.
“Não há universidade sem alunos, mas também temos de reconhecer que não há sem formadores”, disse Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a O SETUBALENSE.
O autarca salientou ainda a importância do investimento levado a efeito, uma vez que é tido como um dos três principais pilares em que assenta a estratégia delineada pelo município para revitalização da zona do Barreiro Velho. “Há três investimentos que consideramos como âncoras para o Barreiro Velho: a UTIB, que vai ali movimentar cerca de mil alunos; a esquadra da Polícia de Segurança Pública; e o Teatro Cine, a ser construído. Em conjunto vão ‘casar’ com o comércio local”, destacou.
A UTIB vai comemorar 22 anos de existência no próximo dia 28. Actualmente, conta com a participação de mais de oito centenas de alunos, nas mais diversas actividades/disciplinas que proporciona regularmente, em articulação com os agrupamentos de escolas e as associações locais. O projecto é dirigido à população com mais de 50 anos, tem participação gratuita e é gerido pela Câmara Municipal do Barreiro.