Trabalhadores exigem ainda a reposição da carreira de Agente Único de Transportes Colectivos
A empresa de Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) prevê que na sexta-feira ocorram perturbações significativas no funcionamento de carreiras devido a uma greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS).
Em comunicado, a empresa municipal do Barreiro, explica que a greve nos TCB está prevista entre 04h37 de sexta-feira e as 02h30 de sábado e aconselha os utentes a acompanhar o funcionamento do serviço em tempo real, através da aplicação.
A greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) integra-se na greve de trabalhadores da administração pública marcada para sexta-feira por vários sindicatos, que reivindicam o fim dos baixos salários, a instituição do Cartão Refeição na Administração Pública através de negociação em Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP) para o valor diário de 10,20 euros, livre de imposto, e pelo cumprimento e revisão dos acordos de empresa, acordos colectivos de trabalho e ACEP’s.
No seu pré-aviso de greve, o sindicato explica que, no caso dos TCB, os trabalhadores exigem ainda a reposição da carreira de Agente Único de Transportes Colectivos, dos Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro.
Em relação aos trabalhadores que têm turnos, o sindicato explica que, quando o ciclo se inicia depois das 20 horas de sexta-feira, a greve pode ir do início do ciclo e prolonga-se até ao fim do respectivo ciclo de sábado.
Quando o ciclo se inicia depois das 00 horas de sábado, a greve pode prolongar-se por 24 horas.