Os TCB (Transportes Colectivos do Barreiro) deram início a um processo de implementação e certificação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), que tem como objectivo principal a melhoria constante do serviço prestado aos utentes.
Este processo, que teve início em Outubro de 2016 e termina em Dezembro de 2017, vai envolver a totalidade dos 184 trabalhadores.
Os TCB são um operador de mobilidade local que presta um serviço imprescindível à população do Barreiro e, mais recentemente, da Moita. Transportam mais de 30 mil pessoas, 23 horas por dia, 7 dias por semana, ao longo dos 132 km de extensão das suas 800 circulações. É uma operação complexa e exigente que envolve dezenas de pessoas.
A adopção de um SGQ é uma decisão estratégica que vai ajudar a melhorar o desempenho global dos TCB e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
De acordo com a norma ISO 9001:2015, este sistema baseia-se nos sete princípios da gestão da qualidade, que são: foco no cliente, liderança, comprometimento das pessoas, abordagem por processos, melhoria contínua, tomada de decisões baseada em evidências e gestão de relacionamentos.
A aposta nesta ferramenta vai apoiar o sucesso da operação na satisfação dos seus utilizadores, na motivação e envolvimento dos trabalhadores, na detecção e correcção de falhas e na melhoria da organização interna e da imagem dos TCB em geral.
Rui Lopo, vereador da CMB, responsável pelos TCB, sublinha a importância desta medida na melhoria da performance dos TCB: “vamos poder trabalhar de forma mais eficaz os processos internos e adequar toda a estrutura e serviços à obtenção de padrões de qualidade mais elevados.”
Para os TCB a mobilidade colectiva, o desenvolvimento sustentável e a satisfação dos utilizadores com a oferta de um serviço de excelência são um objectivo constante.