TCB alcançam “marco histórico” com mais de 1 milhão de euros de lucro

TCB alcançam “marco histórico” com mais de 1 milhão de euros de lucro

TCB alcançam “marco histórico” com mais de 1 milhão de euros de lucro

Receita ascendeu a 9,2 milhões de euros. Houve “melhorias operacionais, ambientais e de qualidade de serviço”, diz Maria João Regalo

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) registaram um resultado líquido positivo de 1 milhão e 168 mil euros em 2024. As contas foram aprovadas na reunião de Câmara desta segunda-feira, com sete votos a favor do PS e duas abstenções da CDU.

- PUB -

Maria João Regalo, vereadora socialista, salientou que os resultados obtidos representaram “um marco histórico para os TCB”, num ano de “consolidação de crescimento, com melhorias operacionais, ambientais e de qualidade de serviço”.

A receita referente às prestações de serviços “ascendeu a 9,2 milhões de euros”, o equivalente a um “aumento de 45%” comparativamente com 2023. “Este crescimento tem a sua maior relevância nas receitas relativas ao Passe Navegante (6 milhões de euros) e às compensações do Estado, nomeadamente [com] os Passes 4_18, Sub23 e Social +”, disse a socialista.

“A antiga forma de repartição de receita pelos diversos operadores de transporte público da Área Metropolitana de Lisboa [AML] prejudicava os TCB. A alteração aplicada em 2024 veio modificar de forma positiva os valores atribuídos aos TCB”, explicou a autarca. “Este facto aliado ao crescente número de passageiros resultou neste aumento significativo da receita”, juntou.

- PUB -

O aluguer de autocarros de turismo cresceu 24%, atingindo, segundo Maria João Regalo, “os 305 mil euros”.

Do lado da despesa, os “gastos com pessoal” continuam a absorver a maior fatia financeira: “Cerca de 4,8 milhões de euros, o que representou um aumento de 11,5%”.

Quanto aos principais destaques da actividade dos TCB em 2024, a socialista apontou os “14 milhões de passageiros transportados, o que correspondeu a um aumento de 14,6% face a 2023”, assim como “a oferta diária de 883 circulações, em dias úteis, o que se traduziu em mais 26” do que no ano anterior.

- PUB -

Destacada foi também “a taxa de fiabilidade de 99,71% das circulações realizadas, de acordo com o programado”, e o aumento da “velocidade comercial para 16,21 Km/h, melhorando o desempenho energético e a produtividade da frota”.

Também sublinhado, mas no capítulo da sustentabilidade e inovação, foi “o financiamento [de fundos comunitários] aprovado para a aquisição de 40 autocarros eléctricos”, as renovações das certificações ISO 9001 [qualidade] e 14001 [ambiente] e a instalação de sistema fotovoltaico em substituição de iluminação LED.

A vereadora realçou ainda que o exercício de 2024 permitiu “liquidar 1,7 milhões de euros de amortizações, mais 400 mil euros de juros, parte do empréstimo contraído pela Câmara para a aquisição da actual frota de autocarros urbanos, deixando os TCB de representarem um peso para as contas do município”.

Já Ricardo Teixeira, vereador da CDU, realçou que “o facto de toda a gente poder agora viajar na AML apenas com um Passe foi a medida social e ecológica mais importante dos últimos anos”. Em 2024, os TCB celebraram 67 anos de actividade e contam, actualmente, com 201 colaboradores.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!