Governante esteve de visita a vários concelhos da margem sul do Tejo e realçou as potencialidades do território do Barreiro
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, admitiu ter ficado impressionado com a riqueza do património industrial do Barreiro, na sequência de uma visita que efectuou ao território barreirense na passada quinta-feira.
Acompanhado por Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e pela vereadora Maria João Regalo, o governante teve oportunidade de passar pelo Moinho de Maré Pequeno, pelo Espaço Memória e pelo Museu Industrial da Baía do Tejo.
Citado em nota de Imprensa do município barreirense, Pedro Machado considerou que os locais visitados reflectem bem a “história” local, “ligada ao movimento da transformação da revolução industrial”, o que “significou peso económico e social para o País”. “O turismo industrial é hoje um dos nossos activos. Queremos que, cada vez [mais], os fluxos turísticos possam encontrar novas motivações e novos pontos de atracção. Ficámos com muito boa impressão”, admitiu, antes de lembrar que o Governo divulgou na véspera a nova estratégia para o turismo em Portugal.
Uma estratégia que, de acordo com o secretário de Estado, foi delineada com focos na descentralização, na distribuição de fluxo, na estruturação de novos produtos e na potenciação de comunidades que criem destinos novos.
Já Maria João Regalo, que detém o pelouro do turismo na autarquia barreirense, mostrou-se optimista em relação ao que o futuro pode trazer para o concelho. “[Esta foi uma oportunidade para] chamar a atenção para as muitas necessidades que temos, muito do potencial que tem o nosso território ao nível turístico, aquilo que nos diferencia e saímos daqui com grande esperança para trazerem coisas boas para a nossa terra”, disse a autarca.
O périplo do secretário de Estado e da responsável pela Entidade Regional de Turismo englobou ainda visitas a outros concelhos da margem sul do Tejo.