Rui Braga: “O Barreiro está a aumentar os índices de qualidade de vida”

Rui Braga: “O Barreiro está a aumentar os índices de qualidade de vida”

Rui Braga: “O Barreiro está a aumentar os índices de qualidade de vida”

O vice-presidente da Câmara do Barreiro, responsável pela pasta das Obras Municipais, debruça-se sobre os projectos em curso que, considera, vão transformar o concelho

Rui Braga, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, realça a importância do investimento privado na antiga estação ferroviária, que deverá ultrapassar 1 milhão de euros e criar novas dinâmicas na cidade. As obras devem arrancar no início de 2025. E faz o ponto de situação aos investimentos de monta que o município tem na forja.

- PUB -

Já sabe quando arranca a reabilitação da antiga estação ferroviária que vai dar lugar ao investimento privado “Zero Box Lodge Barreiro”?
Deverá faltar cerca de um mês para que o projecto seja acordado entre o investidor privado [Grupo Mainside] e a Infraestruturas de Portugal (IP) e seja submetido a parecer da Câmara Municipal. Assim que o projecto estiver aprovado, decorrerão as “démarches” necessárias para que a intervenção no edifício e na área envolvente possa avançar. Talvez em Janeiro de 2025 possamos ter as obras na antiga estação.

E qual é a estimativa para a conclusão dos trabalhos?
Cerca de oito meses, portanto lá para o final do próximo ano.

É um investimento privado de importância significativa?
Provavelmente, em termos de marketing e comunicação, este investimento passará a ser o melhor cartão de visita da cidade. Compreende espaço hoteleiro nas carruagens, um conceito de atelier de trabalho, uma zona de restauração e eventos, tudo envolto pela beleza do sítio. Acho que o projecto vai ser vendido não só para todos os barreirenses e para a margem sul. Acima de tudo, face à localização privilegiada, junto ao transporte fluvial que nos leva em 20 minutos ao Terreiro do Paço, vamos estar também a vender a capital, Lisboa. O Barreiro vai ter dinâmicas extraordinárias com um investidor que tem provas dadas no terreno, como o atesta o projecto LX Factory. Penso que o investidor está ciente de que tem um diamante na mão e vai defender os seus interesses. Quanto mais quiser rentabilizar o seu negócio, mais tem o Barreiro a ganhar, porque a cidade vai ter uma oferta que até agora não tem e vai ganhar novas dinâmicas.

- PUB -

A autarquia recebeu recentemente o visto do Tribunal de Contas para a requalificação total da zona da Santinha no Alto Seixalinho, no valor global de 4,4 milhões de euros. Quando avançam as obras?
No próximo dia 10 vamos assinar o auto de consignação, o que, em termos administrativos, representa o arranque, o primeiro dia, da obra. Vamos fazê-lo nas instalações da Junta de Freguesia no Alto do Seixalinho. A intervenção vai abranger a envolvente do Bairro Alves Redol, cuja requalificação em curso está inserida na mesma candidatura ao abrigo do PRR, com vista a dar mais competências às pessoas desfavorecidas, bem como melhor mobilidade e acessos a zonas com habitação social. Vamos aumentar muito as áreas pedonais e criar uma praça nova. Queremos aumentar a convivência com o espaço de rua, para que as pessoas possam usufruir da cidade de uma forma diferente. O prazo de execução da obra é de cerca de um ano e meio, a contar do próximo dia 10.

Assinado recentemente foi o contrato para as obras de reabilitação do Centro de Saúde da Quinta da Lomba…
… Já estamos em processo de adjudicação para iniciar a remodelação. São 600 mil euros. Mas temos também o Centro de Saúde dos Fidalguinhos, que está numa fase de acabamento do projecto de arquitectura, com financiamento também aprovado ao abrigo do PRR. Além disso, no próximo dia 31 estaremos a abrir propostas para iniciarmos – daqui a dois meses, se tudo correr bem com o Tribunal de Contas – as obras de reestruturação da Rua Miguel Bombarda, que depois entrarão para dentro do Barreiro Velho e reformularão todo aquele espaço.

O projecto da nova Piscina Municipal para os Fidalguinhos está concluído. É mais um a engrossar o leque de investimentos mas noutra área.
Esse processo entronca numa estratégia que temos seguido desde 2017. Temos cerca de 80 mil habitantes, precisamos de ter acesso à saúde, à cultura e a equipamentos desportivos em quantidade que dê resposta suficiente à população. A piscina junta-se ao investimento feito na compra do Teatro Cine, no Barreiro Velho, uma sala de cultura que também está em projecto e que vai dar uma resposta nesta outra área. Todos estes investimentos – acesso à saúde, com centros de saúde em construção e a reformulação de um existente, a introdução de mais equipamentos desportivos na cidade, a aquisição do Teatro Cine com uma sala com capacidade para 800 lugares – significam que o Barreiro está a aumentar os índices de qualidade de vida de todos os que cá vivem.
Vamos levar à reunião de câmara, de 4 de Setembro, para ser chancelado, o concurso público para os primeiros 202 fogos de renda acessível para a Quinta das Canas, com construção autárquica. Estamos a chegar a uma fase de conclusão de acções que, todas juntas, constroem aquilo que ambicionamos, que é termos uma cidade melhor para todos, com melhor qualidade de vida e que seja uma opção na Área Metropolitana de Lisboa para viver e trabalhar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -