Serviço municipal prevê aumento populacional até 10% no concelho. E pede esforço colectivo para boa recepção aos visitantes
A Protecção Civil do Barreiro emitiu um comunicado a apelar à “colaboração” da população local numa boa recepção aos peregrinos que estão alojados no concelho para participarem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se prolonga até ao próximo dia 6.
“Contamos com a colaboração de todos os barreirenses neste imprescindível esforço colectivo para receber bem quem nos visitará, tornando a sua experiência tão gratificante e segura quanto possível”, lê-se num comunicado emitido, na passada segunda-feira, pela Protecção Civil Municipal do Barreiro.
No documento, é apontada a estimativa de “uma afluência de cerca de quatro mil peregrinos, maioritariamente de países de língua oficial espanhola, a pernoitarem e a participarem em actividades”. “Com um aumento temporário da população residente entre 5% e 10%, será provável um aumento de afluência a espaços públicos, transportes públicos, espaços comerciais e circulação pedonal, que pode de alguma forma interferir com os hábitos diários de muitos de nós na nossa cidade”, faz notar aquele serviço municipal, ao mesmo tempo que apela à compreensão e apoio dos residentes.
Na mesma nota, a Protecção Civil lembra que os peregrinos estão “maioritariamente alojados em equipamentos de gestão municipal e do movimento associativo do concelho”, além de muitos outros que são recebidos “em famílias de acolhimento”.
“O município do Barreiro, através da Protecção Civil Municipal, disponibilizou aos peregrinos um folheto com informações úteis para a sua estadia e conselhos de segurança, e irá garantir uma permanente articulação com a organização da JMJ e vários agentes de protecção civil, garantindo o cumprimento das normas definidas”, indica ainda o serviço municipal.
Os jovens peregrinos são acompanhados e apoiados por voluntários, em articulação com as paróquias.