Colectividade do concelho do Barreiro vai poupar 1 160 euros ao ano, menos 65% da sua factura actual
A União Recreativa de Cultura e Desporto (URCD) de Coina é a mais recente colectividade do município barreirense a apostar na substituição do sistema de iluminação tradicional por lâmpadas LED.
O passo significativo em direcção à sustentabilidade e eficiência energética aconteceu no último sábado, num momento marcado pela presença do vereador Rui Pedro Pereira, responsável por esta divisão na Câmara do Barreiro.
Na altura, o autarca reiterou a disponibilidade da sua divisão em “continuar a promover este tipo de investimentos”, que estão em linha com as práticas ambientais defendidas pela autarquia.
Rui Pedro Pereira explicou aos presentes que as entidades que aderem ao “Eco-Desafio” podem beneficiar de um apoio de longa duração, na medida em que “estes sistemas de iluminação têm um tempo de vida útil elevado e, por isso, a poupança e os benefícios ambientais serão replicados ao longo do tempo”, disse, deixando uma palavra de apreço e incentivo a todos os que, diariamente, trabalham em prol da vida associativa do território.
Recorde-se que são mais de duas dezenas as colectividades e associações concelhias que já aderiram ao projecto, vendo as suas instalações transformadas em espaços mais sustentáveis na área da energia. No caso da URCD de Coina, estima-se uma redução de consumo na ordem dos 1.160 euros ao ano, menos 65% da factura actual.