Na manhã de sábado, dia 14, teve lugar a “Proclamação das Festas do Barreiro”, momento que assinalou o lançamento da edição deste ano das aguardadas festas da cidade, que decorrem de 10 a 19 de Agosto.
Este evento simbólico teve concentração no Largo junto ao Mercado 1º de Maio, com a actuação da Banda Municipal do Barreiro, seguindo a comitiva até ao Largo da Nossa Senhora do Rosário, onde decorreu a cerimónia do Içar do “Mastro” ou “Painel”.
Trata-se, conforme referiu a vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Sara Ferreira, responsável pela Cultura e, simultaneamente, presidente da Comissão de Festas, de um evento “de cariz popular”, muito importante para o concelho.
Por sua vez, o presidente da autarquia, Frederico Rosa, elogiou o trabalho afincado da Comissão de Festas e salientou a simbiose, patente no programa, entre o lúdico, a cultura e a vertente religiosa.
O habitual Içar do “Mastro”, também conhecido por “Painel”, é uma tradição antiga no município. Este é colocado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário lembrando o passado piscatório e a lenda da chegada da imagem da Santa ao Barreiro.
Quanto às Festas do Barreiro deste ano, são vários os artistas que vão subir ao Palco das Marés, o maior dos vários espaços do recinto onde vão decorrer os espectáculos.
A abrir o primeiro dos 10 dias de festa vai estar Quim Barreiros, no dia 11 de Agosto é a vez de Carminho, a noite de dia 12 é dedicada à Popular FM, no dia 13 sobe ao palco Diogo Piçarra, a 14 espera-se a actuação dos HMB, a 15 da Big Band da Escola de Jazz do Barreiro, enquanto que a 16 será a vez de Fernando Daniel, Slow J actua a 17, Mastiksoul vai passar musica no dia 18 e José Cid encerra as festas deste ano, a 19 de Agosto.
A Comissão de Festas é constituída pelo Município do Barreiro, União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, Associação de Mulheres de Patologia Mamária, Banda Municipal do Barreiro, Dom Pedro V, Grupo de Dadores de Sangue do Barreiro, Instituto dos Ferroviários, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Motoclube do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio “Os Penicheiros”, Gasoline, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, SOS Bicharada e Vem Vencer.
Integram, ainda, a Comissão, a título individual, os cidadãos barreirenses António Sardinha, Fernando Ribeiro e Cristina Ganhão.