NÓS tem projeto inovador para apoiar empresas na contratação de pessoas com deficiência

NÓS tem projeto inovador para apoiar empresas na contratação de pessoas com deficiência

NÓS tem projeto inovador para apoiar empresas na contratação de pessoas com deficiência

Iniciativa inclui formações gratuitas para empregadores, sobre benefícios a arrecadar e práticas a adotar com a inclusão laboral

“Deficiência e Emprego: Ultrapassar Barreiras!” é o nome do projeto que a Associação NÓS tem a decorrer, com o objetivo de promover a contratação de pessoas com deficiência por parte de empresas.

- PUB -

Cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, este projeto inovador aposta na inclusão laboral e vem, assim, reforçar a importância da diversidade no mercado de trabalho.

“Para muitas pessoas com deficiência, o acesso ao mercado de trabalho continua a ser limitado por preconceitos, falta de informação e ausência de estratégias eficazes. É para mudar esta realidade que a Associação NÓS apresenta o projeto ‘Deficiência e Emprego: Ultrapassar Barreiras!’, uma iniciativa inovadora que pretende apoiar empresas na construção de ambientes laborais mais justos e inclusivos”, explica a associação, em comunicado.

Citada no mesmo comunicado, Ana Antunes, interlocutora do projeto, reforça que um mundo verdadeiramente inclusivo “deve abranger todas as dimensões da vida em sociedade” e que, nesse âmbito, “o contexto laboral não pode ficar de fora”.

- PUB -

De acordo com a responsável da NÓS, quando se fala de emprego e deficiência, há que sublinhar que “continuam a existir barreiras que dificultam um processo inclusivo pleno e o acesso ao mercado de trabalho para todas as pessoas”.

“Por receio, desconhecimento ou falta de formação por parte dos empregadores, bem como pelos estigmas sociais ainda vigentes, a empregabilidade de pessoas com deficiência permanece limitada. Esta realidade varia consoante o tipo de deficiência: embora exista uma maior abertura para a contratação de pessoas com deficiência motora, a inclusão de pessoas com deficiência intelectual continua a enfrentar obstáculos acrescidos”, diz Ana Antunes.

A associação salienta que o projeto em curso “inclui formações gratuitas para empregadores, com duração de três horas, onde são abordados apoios e benefícios à contratação, estratégias práticas para promover a inclusão e exemplos reais de sucesso”. E o objetivo, segundo a NÓS, é claro: “quebrar barreiras, esclarecer dúvidas e incentivar a mudança de mentalidades”.

- PUB -

A meta é reforçada por Ana Antunes. “Através desta iniciativa, ambicionamos promover a mudança de mentalidades, quer ao nível da contratação de pessoas com deficiência quer ao nível da sua integração em atividades socialmente úteis, reforçando o valor acrescentado que cada pessoa pode trazer à sociedade”, adianta.

O projeto “Deficiência e Emprego: Ultrapassar Barreiras!” está disponível para empresas que queiram dar um passo decisivo rumo à diversidade e à responsabilidade social.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não