26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Município volta a distinguir mais de uma centena e mostra por que o Barreiro é potência nacional

Município volta a distinguir mais de uma centena e mostra por que o Barreiro é potência nacional

Município volta a distinguir mais de uma centena e mostra por que o Barreiro é potência nacional

Atletas, treinadores e clubes vão receber medalhas de mérito, por resultados alcançados num total de 24 modalidades

 

Ao todo vão ser 116 as Medalhas de Mérito Desportivo que o município do Barreiro vai atribuir, no próximo sábado, a atletas, treinadores, clubes, associações ou entidades com ligação ao concelho. A cerimónia vai realizar-se no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, a partir das 21 horas.

- PUB -

É mais uma Gala do Desporto, promovida pela autarquia, com o intuito de distinguir todos os que contribuem para o engrandecimento do “currículo” desportivo local e que, consequentemente, promovem o nome do concelho.

Este ano as 116 distinções abrangem um total de 24 modalidades desportivas, em que atletas, técnicos, clubes ou associações se destacaram, com a obtenção de lugares de pódio e/ou prestações ao serviço das Selecções Nacionais.

Vão ser atribuídas 59 medalhas de ouro, 34 de prata, 19 de bronze e 4 de diamante, o que diz bem daquilo que o Barreiro representa enquanto potência desportiva regional e nacional. O Remo com 18 medalhas, o Karaté com 13 e a Vela com 12 são as modalidades mais premiadas pelo município nesta edição, seguindo-se o Atletismo e o Xadrez, ambas com 10, e o basquetebol com 7.

- PUB -

No Atletismo vão ser distinguidos, com ouro, António Mouro, Iara Vacondeus, Joana Pestana e Filipe Amigo (Atletismo e Boccia). Recebem a medalha de prata Beatriz Barrenho, Filomena Rebelo, Gabriel Oliveira, Isabel Maldonado, Luca Reis e Valdemar Pereira.

No Badminton as distinções vão para Maria Malacute (ouro), Luso FC e Luís Durando (prata).

No Basquetebol são galardoados, com ouro, Afonso Coelho, Guilherme Paixão, Tomás Silva, FC Barreirense, GDESSA e Agrupamento de Escolas de Santo António – este último recebe ainda uma medalha de prata.

- PUB -

No Boccia, Guilherme Vicente recebe o ouro e no Ciclismo é agraciada com bronze Daniela Isidoro.

Nos Desportos de Combate é distinguida Daniela Mendes (ouro) e Inês Alves (prata), enquanto no Futsal o FC Barreirense arrecada o ouro.

Na Ginástica Aeróbica, com ouro, são reconhecidas Carolina Rodrigues e Íris Gonçalves, assim como a Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro com três medalhas (por diferentes conquistas colectivas). É ainda distinguida, mas com bronze, Leonie Brito.

Na Ginástica de Trampolins são galardoadas Inês Reis, Matilde Correia e a Fabriltramp, associação que recebe ainda uma medalha de prata, tal como Jaime Sim-Sim e João Cardoso. E na Ginástica Rítmica é distinguida Raquel Augusto (ouro).

Do Halterofilismo ao Xadrez

No Halterofilismo são premiados Hugo Rodrigues (ouro) e Sara Fragoso (diamante), ao passo que no Hip Hop a Associação de Dança DC recebe o bronze.

No Ju-Jitsu, André Regalado é homenageado com ouro, enquanto que no Judo são distinguidos Alexandre Sandor e Miguel Almeida (ouro) e Tiago Freitas (prata).

No Karaté recebem o ouro Joana Lopes e Elias Santos, com prata são galardoados Ana Ely, Letícia Brito, Nirio Lopes, João Varandas, Matias Valhelhas, Rafael Coelho e o CIR 31 de Janeiro “Os Celtas”, clube que arrecada ainda uma medalha de bronze, a exemplo de Afonso Carvalho, Lira Martins e Tiago Pereira.

No Kung Do são premiados com ouro João Martins, Bruno Ramos e José Machado. João Moura recebe a prata.

Na Luta Livre Olímpica, Rui Carvalho e a Associação Portuguesa de Ciências de Combate são galardoados com bronze. E nas Artes Marciais Mistas (MMA) é atribuída a medalha de diamante a Alexandre Rita e Luís Barneto e a medalha de ouro a José Machado e Rui Morgado.

Na Natação é entregue o ouro a Francisco Barros e na Patinagem Artística, também com ouro, são agraciados Micael Santos e Rita Maló.

No Tiro, com ouro, são distinguidos Pedro Tirano, Rui Rodrigues, Filipa Galvão, Pedro Gomes e o GDR “Unidos da Recosta”. Também com ouro, mas na Vela, são homenageados César Iglésias, Madalena Wanzeller, Vasco Soares, o Clube de Vela do Barreiro com duas medalhas e a Federação Portuguesa de Vela com cinco. Ainda na Vela, André Pinhão e o Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita recebem a prata.

No Xadrez o ouro é entregue a Sérgio Rocha, Beatriz Gonçalves, Raquel Duque e GD Ferroviários do Barreiro, instituição agraciada ainda com uma medalha de bronze, tal como Benjamin Elias. Com prata é homenageado Samuel Gonçalves.

A Gala do Desporto é organizada anualmente pelo município do Barreiro em parceria com o movimento associativo.

REMO Modalidade mais medalhada com GD Ferroviários a receber uma dezena

O Remo é uma das modalidades de forte tradição no Barreiro e, na edição deste ano da Gala do Desporto, é a contemplada com maior número de medalhas de mérito atribuídas pelo município, 18 no total. Em destaque apresenta-se o Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro que arrecada 10 medalhas: duas de ouro, cinco de prata e três de bronze, por prestações colectivas em contexto competitivo. Ainda no âmbito desta modalidade, Eduardo Sousa é distinguido com a medalha de grau diamante e Hélder Assunção com a medalha de ouro. Já Beatriz Rosa, Mafalda Sardinha, Raquel Figueiredo e Pedro Tomás são agraciados com a medalha de grau prata. A estas distinções há ainda a juntar duas medalhas de bronze: uma a atribuir a Francisco Caetano e outra a Dinis Calisto.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -