José Machado, Álvaro Marinho e Filipe Correia distinguidos com grau diamante. Eduardo Quaresma (Sporting) foi um dos galardoados com ouro
O município do Barreiro homenageou, no último sábado, 160 atletas e equipas do concelho que se destacaram no plano desportivo na época transacta. A Gala do Desporto voltou a lotar o Pavilhão Municipal Luís de Carvalho e reafirmou o território como verdadeira potência desportiva nacional, qual “fábrica” de campeões.
As 160 medalhas de mérito, de cinco graus – diamante; ouro; prata; bronze; e reconhecimento –, abrangeram atletas dos escalões mais jovens aos mais experientes (veteranos), com resultados emergentes de sucesso num total de 25 modalidades.
A atletismo, boccia, badminton, basquetebol, ciclismo, desportos de combate, futebol e futsal juntam-se outras como ginástica – nas “variantes” de acrobática, aeróbica, rítmica e trampolins –, hóquei em patins, judo, karaté, kicboxing, luta livre olímpica, lutas olímpicas e natação. Mas o “cardápio” de notoriedade desportiva evidencia-se ainda em patinagem artística, remo, ténis, tiro, vela e xadrez. No Barreiro há campeões – e jovens valores, com legítimas aspirações a atingirem os patamares máximos competitivos em termos nacionais – para “dar e vender”.
As medalhas de grau diamante atribuídas a José Machado, campeão do Mundo de MMA, Álvaro Marinho, campeão europeu e vice-campeão mundial em vela, e Filipe Correia, medalhado com bronze no Europeu de Atletismo Masters, assim como a medalha de grau ouro entregue ao futebolista Eduardo Quaresma, que se sagrou campeão nacional pela principal equipa do Sporting Clube de Portugal, são apenas quatro exemplos da diversidade desportiva em que o Barreiro se distingue e continua a afirmar-se.
Para Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, a Gala do Desporto é uma forma de reconhecer o valor e o talento existente no concelho, por um lado, mas também, por outro, um factor de incentivo à prática desportiva e um contributo para a plena integração.
“A diversidade de modalidades mostra que o desporto é também uma das maiores ferramentas de inclusão que temos”, considera o autarca, que realça a importância das homenagens levadas a efeito pelo município, num dos eventos “mais tradicionais” do Barreiro. “Temos o Pavilhão Municipal Luís de Carvalho sempre completamente lotado. É um reconhecimento mais do que justo, até porque grande parte destas modalidades não são profissionais. E estas distinções acabam, em alguns casos, por ser um marco para a vida das pessoas. Funciona como uma motivação e também como estímulo à superação”, observa.
“Para nós, esta gala, que já tem muitos anos, é muito importante porque marca esta vivacidade de gente, são muitos homens e muitas mulheres, das mais diversas idades, dos mais novos aos mais idosos, sem deixar de passar pelo desporto adaptado. Este ano tivemos também dois homenageados do desporto adaptado, dos paralímpicos, o que é revelador de uma verdadeira inclusão”, reforça o presidente da Câmara, a finalizar.