27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Mostra de banda desenhada e ilustração apresenta-se com formato renovado

Mostra de banda desenhada e ilustração apresenta-se com formato renovado

Mostra de banda desenhada e ilustração apresenta-se com formato renovado

Feira do livro, cinema e workshops são algumas das actividades do programa da Ilustra BD que aposta este ano em exposições individuais

 

Arranca no próximo dia 15 com um novo formato de programação, assente em exposições individuais, e com novos estilos, em termos de temática. A 4.ª edição da Ilustra BD (Banda Desenhada) vai decorrer até 4 de Junho no Auditório Augusto Cabrita e na Biblioteca Municipal do Barreiro.

- PUB -

Além das exposições, a Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro engloba uma feira do livro, conversas com autores e editoras, sessões de cinema, oficina de artes, workshops e uma masterclass. A Câmara Municipal do Barreiro, enquanto entidade responsável pela organização da iniciativa, destaca algumas das acções programadas. Desde logo os trabalhos que vão poder ser apreciados em exposição. “Através de uma parceria com a Penguin Books, teremos as pranchas originais de ‘Balada Para Sophie’, do premiado e candidato aos óscares Filipe Melo e do desenhador argentino Juan Cavia. O versátil António Jorge Gonçalves apresenta-nos a sua nova exposição ‘Desenhar do Escuro’ e Marco Mendes traz-nos o seu Biopic ‘Juventude’, ao estilo da BD panorâmica italiana”.

A estas mostras junta-se ainda a exposição colectiva “Ala Portuguesa”, da editora Ala dos Livros, que conta com trabalhos de “autores como Luís Louro, Marcos Calhorda, Daniel Maia, Diogo Campos e Hugo Teixeira”, e haverá ainda “uma sessão para as lendas da BD Jorge Magalhães e Augusto Trigo”, realça a autarquia. Estas mostras são inauguradas no dia de abertura do evento, 15 de Abril, pelas 15 horas, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC).

A Ilustra BD marcará também presença na Biblioteca Municipal do Barreiro, que acolherá a exposição individual de Henrique Piro te, “jovem aluno da Faculdade de Belas-Artes que se está a lançar no mundo da 9.ª Arte”. A inauguração desta mostra está agendada para 22 de Abril (16 horas), mas antes (11 horas) tem lugar uma oficina de artes com Cristina Arvana e Joana Maurício. E no dia 29, no Auditório Manuel Cabanas da biblioteca, Henrique Pirote promove um workshop de BD para pais e filhos (pelas 11 horas).

- PUB -

O AMAC – “residência” do evento – vai receber uma feira do livro com sessões de autógrafos de autores nos dois primeiros dias da Ilustra BD, as sessões de cinema “Corto Maltese: A Balada do Mar Salgado”, no dia 16 (11 horas), e “Smurfs: A Aldeia Perdida”, no dia 23 (16 horas), a apresentação do livro “O Mistério de Cephus” juntamente com um workshop de desenho, a 7 de Maio (10h30), e a masterclass “Desenhar do Escuro” com António Jorge Gonçalves, no dia 28 de Maio (ainda com horário por definir).

A Ilustra BD vai estar patente ao público no AMAC até 4 de Junho.

Este ano Imagem gráfica com prata da casa e homenagem a lenda barreirense

Em cada edição do evento, lembra a Câmara Municipal, “é convidado um autor para fazer a imagem gráfica”. E a 4ª edição da Ilustra BD não fugirá à regra. A arte, desta vez, “terá o cunho do artista barreirense Ricardo Reis, que participou enquanto autor nas edições anteriores e realizou duas exposições individuais, em parceria com o município do Barreiro”, revelou a autarquia. Sublinhado ainda pela edilidade é o facto de a edição deste ano ter também o objectivo de “homenagear o desenhador barreirense e grande lenda da Banda Desenhada em Portugal, que faleceu no último dia do ano de 2022, Eugénio Silva”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -