12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Modernização do comércio local é para estar concluída no início de 2025

Modernização do comércio local é para estar concluída no início de 2025

Modernização do comércio local é para estar concluída no início de 2025

Abertura de concurso para execução do programa Bairros Comerciais Digitais aprovada. Frederico Rosa quer ver investimento do PRR concretizado até Março do próximo ano

A Câmara Municipal do Barreiro espera ter concluída a implementação do programa “Bairros Comerciais Digitais”, que vai abranger o comércio do centro da cidade, nos primeiros meses do próximo ano.

- PUB -

A expectativa é assumida por Frederico Rosa, presidente da autarquia, depois de o executivo municipal ter aprovado por unanimidade, no passado dia 15, a abertura do concurso para a execução do investimento, no valor de cerca de 1 milhão de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Queremos ver se até final do primeiro trimestre de 2025 temos o processo totalmente concluído, embora saibamos que muitas das questões, de âmbito tecnológico, sejam de difícil implementação”, assume o autarca, em declarações a O SETUBALENSE.

O concurso para execução do investimento – com o propósito de “alavancar o comércio local”, através da modernização digital e de algumas intervenções no espaço físico – vai estar aberto pelo período de um mês, devendo ficar terminado “até final de Junho”.

- PUB -

A execução do programa vai permitir “criar um ‘marketplace’ na Internet, através do qual se pode efectuar compras e, depois, o levantamento dos produtos em cacifos que vão ser criados no Mercado 1.º de Maio”. Além disso, o investimento prevê a instalação de “vários ‘mupis’ interactivos na cidade, para informar munícipes e visitantes sobre a oferta de produtos existentes e onde podem ser adquiridos”, adianta o autarca.

Na semana passada, aquando da apresentação da proposta para abertura do concurso na reunião de câmara, o vice-presidente Rui Braga já havia vincado as vantagens do programa. “Vai transformar o tecido do comércio local no centro do Barreiro. Os barreirenses vão passar a ter outro tipo de ferramentas, outro tipo de contacto, mais rápido, mais digital, com os nossos comerciantes.”

Aposta com mais extras

- PUB -

Mas, a aposta do município na dinamização do comércio de proximidade e, por inerência, na revitalização do espaço público será mais ampla. A garantia é dada por Frederico Rosa, que revela que a autarquia tem prevista ainda “a concretização de alguns extras não contemplados no programa ‘Bairros Comerciais Digitais’”.

“Vamos investir mais algumas verbas, que saem fora do investimento ao abrigo do PRR”, admite. Até porque, defende, há que “complementar a activação do comércio local com outras acções, de forma a aumentar a facilidade de se chegar ao cliente”. Uma complementaridade que passa, desde logo, por “uma estratégia de concertação, com a realização de mais eventos”, como o programa de animação “Sextas no Largo”, lançado na última sexta-feira e que vai ter uma periodicidade mensal, exemplifica.

O programa “Bairros Comerciais Digitais” visa melhorar a modernização e atractividade da zona do comércio e serviços de proximidade, a criação de uma identidade e imagem comum do bairro comercial digital e o consequente aumento das receitas do comércio local, sobretudo, através das vendas “on-line”.

Candidatura Setúbal encaixa mais de 1 milhão de euros

A par do Barreiro, também o município de Setúbal assinou o contrato de formalização da candidatura ao financiamento no âmbito do programa “Bairros Comerciais Digitais”, que teve lugar em Setembro do ano passado no Palácio da Bolsa, no Porto. Estes foram os dois únicos municípios da região a marcarem presença na sessão. O montante atribuído ao município setubalense rondou os 1,3 milhões de euros. A Câmara Municipal de Setúbal vai, também, promover “a modernização e o marketing digital, a revitalização económica e o reforço da competitividade no tecido empresarial do centro histórico, localizado numa área com mais de 30 hectares, com elevada densidade comercial”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -