Supermercado situado na Rua Resistentes Anti-Fascistas tinha o estacionamento quase lotado pelas 9 horas da manhã, momento em que as portas abriram
O Barreiro já tem uma loja da Mercadona. Desde esta quinta-feira, dia em que a empresa abriu as portas das 60.ª loja no País e a quinta na Península de Setúbal, que a população da freguesia do Lavradio conta com a nova superfície comercial.
Logo a partir das 9 horas – horário em que as portas abriram – centenas de pessoas entraram para conhecer uma novidade que era há muito aguardada pela população, pelo executivo e pela própria empresa. O estacionamento do supermercado conta com 229 lugares para carros mas, já nas primeiras horas da manhã, era difícil encontrar lugar, tal não foi a afluência.
Localizada na Rua Resistentes Anti-Fascistas, o novo supermercado vai trazer uma nova vida à localidade, como explica o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, em declarações a O SETUBALENSE.
“É uma satisfação enorme. Esta era uma zona que, para quem conhece, eram terrenos contaminados e que estavam em baldio, conseguimos transformá-la e começámos a ver isso há dois anos quando estávamos com o papel à nossa frente e com o desafio de como é que podiamos transformar o que tínhamos numa mais valia para a região”.
O autarca considera ainda que a nova loja “tem um impacto directo na vida das pessoas” com “a criação de riqueza no concelho, e isso não tem preço”. “Passamos aqui e percebemos na cara das pessoas que elas estão satisfeitas, e não é por terem mais um supermercado, é por ter a Mercadona na sua zona valorizando o seu bairro e acho que isso é o mais importante”.
Com uma área de vendas de 1900 metros quadrados a loja conta com as secções de talho, peixaria, charcutaria, pastelaria, padaria, perfumaria, lar e animais de estimação, frutas e legumes, garrafeira e pronto a comer com self-service.
A expansão não fica por aqui, segundo Sofia Fonseca, directora de relações externas da Mercadona da zona centro e sul de Portugal. “Estamos muito satisfeitos e ficámos muito contentes de ser bem recebidos e que a população nos queira cá. O nosso plano de expansão vai continuar – fechámos hoje o plano de expansão para 2024 – e, naturalmente, abriremos mais lojas aqui deste lado. Esta loja representa a chegada a uma nova cidade e reflecte mais um passo no nosso plano de expansão no distrito. Esperamos que os barreirenses encontrem na Mercadona o seu supermercado de confiança”.
Já a presidente da União de Freguesias de Barreiro e Lavradio, Gabriela Soares, admite que o novo espaço poderá trazer mais gente à freguesia. “O Mercadona é um espaço comercial que atrai muita gente e tê-lo no Lavradio é um factor muito positivo. Desde logo porque veio criar emprego, sei que 90% das pessoas que aqui trabalham são do concelho do Barreiro e isso é muito positivo. Para além também da atractividade e dos visitantes que pode trazer, também a própria população ficará mais próxima do Lavradio e, como presidente de junta, não posso ficar mais feliz”.
Solidariedade | CSPSA vai receber bens de primeira necessidade
A Mercadona assinou um protocolo com o Centro Social e Paroquial de Santo André (CSPSA), no final do mês de Novembro, que garante que, diariamente, a instituição vai receber bens de primeira necessidade que vão utilizar nas suas valências.
“Isto é um trabalho que fazemos no âmbito da nossa política para evitar o desperdício alimentar e também da nossa responsabilidade social corporativa. Estabelecemos este protocolo o que significa que, todos os dias, a instituição vai receber os excedentes e aproveitar nas suas diversas valências – a Casa dos Rapazes, no centro de dia, no apoio domiciliário e na creche. Faz parte do nosso modelo de partilhar com a sociedade o que dela recebemos e ficámos muito contentes de poder contribuir desta forma”, explica Sofia Fonseca.