‘Barreiro Reconhecido’ distingue 50 figuras que se destacaram nas mais diversas áreas. Programa engloba inauguração da Casa da Cidadania
O Barreiro comemora na próxima sexta-feira 40 anos de elevação a cidade. A entrega do galardão “Barreiro Reconhecido” a figuras da terra que se distinguiram nos mais diversos domínios assume-se como principal destaque das comemorações da efeméride. A cerimónia tem lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita, pelas 19 horas, e este ano ganha ainda maior preponderância, já que permitirá homenagear um total de 50 personalidades, como forma de assinalar, em paralelo, o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Música, advocacia, medicina, ensino, desporto e jornalismo são algumas das áreas em que os distinguidos se evidenciaram (ver em baixo lista dos homenageados) e, por inerência, dignificaram o nome do concelho.
Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, realça os momentos que compõem o programa comemorativo. “O primeiro, apesar de simbólico, é importante: o hastear da bandeira pelas 10 horas. Depois temos três momentos que vão vincar muito o dia. Primeiro, a inauguração da Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, depois a entrega do galardão ‘Barreiro Reconhecido’ – que por norma é ponto alto das comemorações – e, por último, fechamos com o primeiro dia do Festival Jazz no Parque, que se prolonga até ao próximo domingo”, indica o autarca, para se debruçar de seguida sobre a cerimónia de homenagem aos filhos da terra.
“Celebramos os nossos. É tudo gente do Barreiro. Gente do Barreiro não é apenas quem nasce no Barreiro, é também quem fez do Barreiro a sua casa, gente que traz o Barreiro no seu coração e que engrandeceu a cidade. Barreiro é uma terra que sempre acolheu toda a gente”, defende o edil.
Celebrações associadas a Abril
Este ano, as comemorações do Dia da Cidade acabam por estar associadas às celebrações que o município preparou para assinalar os 50 anos de vivência em liberdade e democracia.
“Quando pensámos nas comemorações do 25 de Abril tivemos em conta algumas vertentes. Uma delas foi fazer a cerimónia [já realizada] de atribuição da Medalha de Bravura e Altruísmo aos presos políticos do Barreiro com o envolvimento das crianças. E tivemos nessa cerimónia duas alunas do 6.º ano a discursarem sobre o que o 25 de Abril de 1974 representa para elas”, começa por lembrar. “Depois, através da atribuição de topónimos – com a comissão de toponímia a fazer um trabalho muito exaustivo –, honrar o nosso passado, se bem que algumas das pessoas receberam este reconhecimento ainda em vida”, adianta.
“E, agora, com o ‘Barreiro Reconhecido’ seguimos a mesma lógica [tida para a atribuição dos topónimos]. Vamos distinguir 50 homens e mulheres, das mais diversas profissões, umas mais outras menos públicas, que têm dois ou três pontos em comum: constituíram-se como referências naquilo que fazem; nunca renegaram, pelo contrário, sempre manifestaram orgulho por serem do Barreiro e elevaram o nome do Barreiro aquém e/ou além-fronteiras; e, com a sua actividade, têm engrandecido o concelho”, frisa Frederico Rosa.
O líder do executivo municipal aproveita a embalagem para retirar uma conclusão. “Com estas homenagens, inseridas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, ficamos com a consciência de quão rica é a história do Barreiro.”
E, a terminar, reforça: “Honrar quem lutou para sermos livres, mostrarmos que a cidade não esquece quem já passou, celebrar quem se constitui como referência e engrandece a cidade – estes foram os pilares deste ano para celebrarmos os 50 anos da democracia.”
Os 50 homenageados
🎖️Alice Cruz (empresária restauração)
🎖️Alicia Correia (futebolista internacional)
🎖️Ana Luz (advogada)
🎖️Ana Patrícia Carvalho (jornalista)
🎖️António Bandeira (futebolista, treinador)
🎖️António José Fialho (juiz)
🎖️António Paulo Ferreira (professor universitário, treinador de basquetebol)
🎖️António Tavares (basquetebolista internacional)
🎖️António Viegas (enfermeiro)
🎖️Armando Seixas Ferreira (jornalista)
🎖️Armindo Pereira (dirigente associativo)
🎖️Augusto Jorge (treinador de ginástica)
🎖️Beatriz Nunes (cantora)
🎖️Bruno Vieira Amaral (escritor)
🎖️Carlos Ramos (músico)
🎖️Catarina Neves (jornalista)
🎖️Clarisse Sim Sim (treinadora de ginástica)
🎖️Elias Santos (mestre de karaté)
🎖️Eugénio Matos (empresário)
🎖️Fast Eddie Nelson (músico)
🎖️Fátima Lopes (apresentadora)
🎖️Fernando Fragoso Marques (advogado)
🎖️Filomena Sanches (enfermeira)
🎖️Francisco Gouveia (médico)
🎖️Hélder Assunção (remo)
🎖️Helena Pereira (professora)
🎖️Humberto Candeias (acção social)
🎖️Jaime Matias (treinador atletismo)
🎖️Jimmy P (músico)
🎖️Jorge Cardoso (advogado, encenador e fundador da Companhia de Teatro Arte Viva)
🎖️Jorge Espírito Santo (médico)
🎖️Jorge Martins (médico)
🎖️José Carruna (professor, treinador de basquetebol e fundador do GDESSA)
🎖️José Mendes (designer)
🎖️Luís Barneto (mestre MMA)
🎖️Luís Claro (empresário restauração)
🎖️Luís Costa (treinador, dirigente, futebol masculino e feminino)
🎖️Luís Rino (professor)
🎖️Maria Emília Palma Santos (professora)
🎖️Maria José Branco (médica)
🎖️Miguel Minhava (basquetebol internacional)
🎖️Nuno Banza (presidente do ICNF)
🎖️Patrícia Gaspar (protecção civil)
🎖️Paulo Iglésias (gestor)
🎖️Paulo Nogueira (empresário)
🎖️Pedro Benevides (jornalista)
🎖️Pedro Bolina (treinador vela)
🎖️Rui Quintas (actor)
🎖️Sérgio Saraiva (arquitecto, gestor)
🎖️Susana Soares (basquetebolista internacional)