Meia centena de filhos da terra homenageados no Dia da Cidade por ‘força’ de Abril

Meia centena de filhos da terra homenageados no Dia da Cidade por ‘força’ de Abril

Meia centena de filhos da terra homenageados no Dia da Cidade por ‘força’ de Abril

‘Barreiro Reconhecido’ distingue 50 figuras que se destacaram nas mais diversas áreas. Programa engloba inauguração da Casa da Cidadania

O Barreiro comemora na próxima sexta-feira 40 anos de elevação a cidade. A entrega do galardão “Barreiro Reconhecido” a figuras da terra que se distinguiram nos mais diversos domínios assume-se como principal destaque das comemorações da efeméride. A cerimónia tem lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita, pelas 19 horas, e este ano ganha ainda maior preponderância, já que permitirá homenagear um total de 50 personalidades, como forma de assinalar, em paralelo, o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos.

- PUB -

Música, advocacia, medicina, ensino, desporto e jornalismo são algumas das áreas em que os distinguidos se evidenciaram (ver em baixo lista dos homenageados) e, por inerência, dignificaram o nome do concelho.

Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, realça os momentos que compõem o programa comemorativo. “O primeiro, apesar de simbólico, é importante: o hastear da bandeira pelas 10 horas. Depois temos três momentos que vão vincar muito o dia. Primeiro, a inauguração da Casa da Cidadania Cabós Gonçalves, depois a entrega do galardão ‘Barreiro Reconhecido’ – que por norma é ponto alto das comemorações – e, por último, fechamos com o primeiro dia do Festival Jazz no Parque, que se prolonga até ao próximo domingo”, indica o autarca, para se debruçar de seguida sobre a cerimónia de homenagem aos filhos da terra.

“Celebramos os nossos. É tudo gente do Barreiro. Gente do Barreiro não é apenas quem nasce no Barreiro, é também quem fez do Barreiro a sua casa, gente que traz o Barreiro no seu coração e que engrandeceu a cidade. Barreiro é uma terra que sempre acolheu toda a gente”, defende o edil.

- PUB -

Celebrações associadas a Abril

Este ano, as comemorações do Dia da Cidade acabam por estar associadas às celebrações que o município preparou para assinalar os 50 anos de vivência em liberdade e democracia.

“Quando pensámos nas comemorações do 25 de Abril tivemos em conta algumas vertentes. Uma delas foi fazer a cerimónia [já realizada] de atribuição da Medalha de Bravura e Altruísmo aos presos políticos do Barreiro com o envolvimento das crianças. E tivemos nessa cerimónia duas alunas do 6.º ano a discursarem sobre o que o 25 de Abril de 1974 representa para elas”, começa por lembrar. “Depois, através da atribuição de topónimos – com a comissão de toponímia a fazer um trabalho muito exaustivo –, honrar o nosso passado, se bem que algumas das pessoas receberam este reconhecimento ainda em vida”, adianta.

- PUB -

“E, agora, com o ‘Barreiro Reconhecido’ seguimos a mesma lógica [tida para a atribuição dos topónimos]. Vamos distinguir 50 homens e mulheres, das mais diversas profissões, umas mais outras menos públicas, que têm dois ou três pontos em comum: constituíram-se como referências naquilo que fazem; nunca renegaram, pelo contrário, sempre manifestaram orgulho por serem do Barreiro e elevaram o nome do Barreiro aquém e/ou além-fronteiras; e, com a sua actividade, têm engrandecido o concelho”, frisa Frederico Rosa.

O líder do executivo municipal aproveita a embalagem para retirar uma conclusão. “Com estas homenagens, inseridas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, ficamos com a consciência de quão rica é a história do Barreiro.”

E, a terminar, reforça: “Honrar quem lutou para sermos livres, mostrarmos que a cidade não esquece quem já passou, celebrar quem se constitui como referência e engrandece a cidade – estes foram os pilares deste ano para celebrarmos os 50 anos da democracia.”

Os 50 homenageados

🎖️Alice Cruz (empresária restauração)
🎖️Alicia Correia (futebolista internacional)
🎖️Ana Luz (advogada)
🎖️Ana Patrícia Carvalho (jornalista)
🎖️António Bandeira (futebolista, treinador)
🎖️António José Fialho (juiz)
🎖️António Paulo Ferreira (professor universitário, treinador de basquetebol)
🎖️António Tavares (basquetebolista internacional)
🎖️António Viegas (enfermeiro)
🎖️Armando Seixas Ferreira (jornalista)
🎖️Armindo Pereira (dirigente associativo)
🎖️Augusto Jorge (treinador de ginástica)
🎖️Beatriz Nunes (cantora)
🎖️Bruno Vieira Amaral (escritor)
🎖️Carlos Ramos (músico)
🎖️Catarina Neves (jornalista)
🎖️Clarisse Sim Sim (treinadora de ginástica)
🎖️Elias Santos (mestre de karaté)
🎖️Eugénio Matos (empresário)
🎖️Fast Eddie Nelson (músico)
🎖️Fátima Lopes (apresentadora)
🎖️Fernando Fragoso Marques (advogado)
🎖️Filomena Sanches (enfermeira)
🎖️Francisco Gouveia (médico)
🎖️Hélder Assunção (remo)
🎖️Helena Pereira (professora)
🎖️Humberto Candeias (acção social)
🎖️Jaime Matias (treinador atletismo)
🎖️Jimmy P (músico)
🎖️Jorge Cardoso (advogado, encenador e fundador da Companhia de Teatro Arte Viva)
🎖️Jorge Espírito Santo (médico)
🎖️Jorge Martins (médico)
🎖️José Carruna (professor, treinador de basquetebol e fundador do GDESSA)
🎖️José Mendes (designer)
🎖️Luís Barneto (mestre MMA)
🎖️Luís Claro (empresário restauração)
🎖️Luís Costa (treinador, dirigente, futebol masculino e feminino)
🎖️Luís Rino (professor)
🎖️Maria Emília Palma Santos (professora)
🎖️Maria José Branco (médica)
🎖️Miguel Minhava (basquetebol internacional)
🎖️Nuno Banza (presidente do ICNF)
🎖️Patrícia Gaspar (protecção civil)
🎖️Paulo Iglésias (gestor)
🎖️Paulo Nogueira (empresário)
🎖️Pedro Benevides (jornalista)
🎖️Pedro Bolina (treinador vela)
🎖️Rui Quintas (actor)
🎖️Sérgio Saraiva (arquitecto, gestor)
🎖️Susana Soares (basquetebolista internacional)

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -