Iniciativa contou com presença de autarcas desta zona do distrito
Através do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada, a Câmara do Barreiro assinalou na segunda-feira, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas através da oferta de uma amoreira aos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do município, para ser plantada ao longo desta semana.
A iniciativa foi acompanhada pelos vereadores Rui Pereira, Maria João Regalo e Arlete Cruz, e pelo presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Raposinho, na EB n.º 6 do Barreiro, na presença de 150 alunos.
A acção teve em vista sensibilizar a população para a importância das árvores no “equilíbrio dos ecossistemas, para a gestão sustentável dos espaços florestais e para o papel destes no nosso bem-estar”.
Refira-se que além das suas amoras servirem de alimento a vários animais, a amoreira presta “diferentes serviços ao ser humano, podendo até ser utilizada como ferramenta pedagógica juntamente com o bicho-da-seda, permitindo aos alunos explorar a importância dos insectos e observar como estes animais se desenvolvem”, refere a autarquia.
Na altura, o município barreirense procedeu também à entrega de documentação de apoio aos estabelecimentos de ensino, para que a temática “possa ser trabalhada em sala de aula”, tendo sido sugerida a leitura de dois contos sobre o bicho-da-seda, por também se comemorar o Dia Mundial da Poesia.