Criação de polícia municipal e devolução de 2,5% do IRS às famílias são duas das propostas. Candidatos aos órgãos autárquicos apresentados
“Segurança”, “habitação”, “alívio da carga fiscal”, “limpeza e manutenção urbana”, “mobilidade e centralidade metropolitana” são os cinco principais eixos da candidatura de José Paulo Rodrigues, pela coligação PSD/CDS, à presidência da Câmara do Barreiro.
As prioridades foram elencadas pelo candidato durante a apresentação pública dos cabeças-de-lista da coligação PSD/CDS aos órgãos autárquicos do concelho, que teve lugar no último sábado na Escola Superior de Tecnologia, na Quinta dos Fidalguinhos, e que foi apadrinhada por Leonor Beleza, vice-presidente do PSD, e Ana Clara Birrento, vice-presidente do CDS.
Na área da Segurança, José Paulo Rodrigues defende a “criação de uma polícia municipal de proximidade e instalação de câmaras de videovigilância em zonas críticas”. Para a habitação, preconiza um “modelo inovador de arrendamento acessível, assente na valorização de imóveis devolutos e no apoio aos pequenos proprietários”.
Quanto ao alívio da carga fiscal, o cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS propõe a “devolução de 2,5% do IRS às famílias barreirenses”, ao passo que para a limpeza e manutenção urbana defende um “plano sério de intervenção contínua no espaço público, com equipas municipais dedicadas e acção pró-activa”.
Já no que toca à mobilidade e centralidade metropolitana, o candidato foca a necessidade de se “garantir que o Barreiro não fica para trás no novo ciclo urbano das ‘Cidades do Tejo’, reforçando a sua ligação à Área Metropolitana de Lisboa”.
“Não viemos aqui apenas para fazer oposição. Viemos para apresentar uma verdadeira alternativa. Uma alternativa com visão, com coragem e com acção. Estamos aqui para vencer. Pelo Barreiro, com o Barreiro, para o Barreiro”, disse José Paulo Rodrigues, perante os apoiantes da candidatura social-democrata e centrista.
A cerimónia ficou ainda marcada pela apresentação dos cabeças-de-lista aos restantes órgãos autárquicos do concelho: Luís Tavares Bravo à Assembleia Municipal do Barreiro; Susana Rita à União das Freguesias de Coina e Palhais; Tiago Sousa Santos à União das Freguesias de Barreiro e Lavradio; Paula Salgueiro à Junta de Santo António da Charneca; e Jaime Gonçalves à União das Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.
Nas últimas eleições autárquicas, o PSD perdeu o único vereador que tinha no executivo municipal, que é composto por sete elementos do PS e dois da CDU. Ainda assim, os social-democratas mantiveram-se como terceira força mais votada para a Câmara Municipal.