Evento contou com adesão elevada de participantes para debater prática clínica
O Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) foi palco, recentemente, das II Jornadas de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), num encontro que contou com 76 participantes, de modo presencial, e com uma assistência de mais de uma centena de pessoas em formato online de vários pontos do país.
O evento, subordinado ao tema “Psiquiatria e Saúde Mental em Tempos de Pandemia – Desafios Contemporâneos”, debateu temáticas em torno dos modelos de organização dos serviços de saúde mental e a intervenção comunitária nesta área.
Também a Telemedicina e Relação Terapêutica, Long COVID, Quadros Neuropsiquiátricos induzidos por COVID-19, as Reacções Psicológicas e Quadros Psiquiátricos durante a Pandemia, bem como a relação desta especialidade com outras áreas da saúde, foram alguns dos temas que estiveram em análise ao longo destas jornadas.
Para Gláucia Lima, directora do departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBM, que organizou o segundo encontro, a iniciativa teve por meta reunir profissionais de diversas áreas e serviços, tanto nacionais e internacionais, no âmbito da prestação dos cuidados aos respectivos utentes.
A título de exemplo, países como os Estados Unidos da América e Inglaterra, que tiveram “um papel activo nesta fase da pandemia pelo SARS-Cov-2”, puderam debruçar-se sobre “o que se modificou na prática clínica, o que se aprendeu e o que podemos fazer melhor na actividade assistencial”.